sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Desenho Urbano - Urban Design

Desenho Urbano - Urban Design

Estamos vivendo hoje o inicio de uma nova organização urbana. E esta questão se deita sobre a área do Design Urbano. O design urbano deve desenvolver as interfaces humanas e arquitetônicas do século 21 isso são os espaços interculturais e seus movimentos. Deve ser tratado entre os diversos temas o estudo dos espaços urbanos, mas especificamente sobre a questão do espaço público. Esse foco requer a definição do conceito.

Dentro de literatura acadêmica, há muitas definições de espaço público, mais complementares que se excluem mutuamente, a partir do qual tomamos emprestados requisitos e atributos, sem ser exaustivo da nossa seleção.Uma das principais características associadas com o espaço público é o de ser um espaço aberto, tolerante, no sentido de permitir uma grande variedade de usos e usuários (walzer, 1986), espaços de acesso e de fluxo livre que não são limitados pela lógica do mercado ou de poder.

Ao mesmo tempo, os espaços públicos incluem uma participação e até mesmo atividades festivas, quando grupos de cidadãos, ou mesmo as administrações locais, ou outras a usam como um espaço de celebração, como é o caso com grandes festividades em larga escala, sejam em mercados de rua, etc. (francis, 1989).

Outros autores enfatizam a dimensão de coesão social dos espaços públicos, integrando Democraticamente, também ligando à expressão política em eventos como protestos e passeatas, etc (lópez de lucio, 2000).

Hoje o pais fala em receber em nossa casa o mundo, seja em 2014 com a copa ou 2016 com as olimpíadas. Receber pessoas em nossa casa é como termos crianças novas circulando em um parque de diversão, tudo é novo, tudo é só alegria, mas a onde esta o banheiro e quando escurecer onde esta a saída.

Os espaços públicos urbanos são indicadores do "sucesso do seu povo e da sua organização. A presença ou talvez co-existência das pessoas com suas identidades distintas (de acordo com a origem, sexo, idade, orientação sexual, etc) em espaços públicos compartilhados tem que gerar uma grande integração.

Mesmo em estudos que demonstram uma elevada ética em sua concentração nos espaços públicos, tem-se observado que esta não gera necessariamente uma situação negativa, mas ela pode criar uma situação de pacífica e de co-existência (torres, 2004).

Esta analise sobre a necessidade do desenvolvimento do Designer Urbano tem a intenção de gerar investigações sobre as características sobre o nosso design urbano e suas interações em todos os espaços urbanos e dos movimentos sociais, com especial ênfase local das comunidades e dos bairros.

Para estudar as práticas formais e informais de assimilação, integração ou a marginalização bem como formas de resistência para as relações de poder estabelecidas em espaços urbanos e movimentos sociais , e avaliar o seu impacto sobre as relações de gênero.

“Desenvolver um quadro alternativo para a compreensão das comunidades locais, bairros e as suas casas” como material de espaços de interação intercultural.

Para explorar as perspectivas políticas e teóricas através de ambos os conflitos e interações entre o seu povo nativo e os emigrantes a serem acomodados em um contexto local e poder explorar as possibilidades dos movimentos sociais e urbanos que contribuam para as relações interculturais e humanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário