segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Primeiro leilão de energia eólica no Brasil



Será realizado no dia 25 de novembro pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) o primeiro leilão de reserva exclusivo de energia eólica.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, o objetivo é inserir na matriz energética brasileira esse tipo de energia, que tem potencial de 140 mil megawatts. Os leilões serão promovidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os interessados em disputar os leilões devem solicitar o cadastramento e a habilitação à Empresa de Pesquisa Energética (EPE). O prazo se encerrou em 29 de maio para o leilão de reserva.

O leilão atraiu o interesse de um número expressivo de empreendimentos de geração. A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) efetuou para o certame o cadastramento de 441 projetos, que juntos somam capacidade instalada de 13.341 MW. Os parques eólicos que pretendem participar do leilão abrangem 11 estados em três regiões.

A região Nordeste obteve o maior número de empreendimentos eólicos inscritos para o leilão, alcançando 322 projetos (73% do total) e 9.549 MW de potência instalada (72% do total). Três estados da região responderam por volumes expressivos na fase de cadastramento: Rio Grande do Norte, com 134 projetos somando 4.745 MW; Ceará, que detém 118 empreendimentos com potência de 2.743 MW; e Bahia, com 51 parques eólicos com capacidade total de 1.575 MW. Da região Sul, foram cadastrados 111 projetos (25%), cuja capacidade soma 3.594 MW (27%). Destaque para o Rio Grande do Sul, com 86 inscritos – 2.894 MW.

O leilão de reserva de energia eólica será a primeira oportunidade real para que um grande número de investidores eólicos participe de uma concorrência como essa, e ver na prática as várias questões que envolvem o marco regulatório para o setor, como a formação de preço, regras de operação, tecnologias mais competitivas para os aerogeradores, importação ou não de equipamentos, financiamentos dos parques e tributação na tarifa de venda de eletricidade, dentre outros assuntos relevantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário