domingo, 1 de novembro de 2009

Montagem Industrial - Instalações e Cablagem


Nestas descrições indicaremos passo a passo os requisitos mínimos exigidos para a Montagem e execução do Encaminhamento de cabos - leitos de cabos, o seu de detalhamento, fabricação, fornecimento, inspeção, serviços de instalação em unidades industriais.

Requisitos de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde,

Equipe profissional - Atividades: A equipe participante da tarefa deverá ser composta por profissionais qualificados, capacitados, habilitados e ou autorizados.

Delimitação e sinalização da área, identificação das pessoas envolvidas nas atividades, informar itens de segurança através do DDS ( Diário) .

Providenciar a liberação do isolamento e Bloqueio Elétrico do Equipamento de acordo com o Procedimento da Segurança da Área para energização do painel.

Desligar e Remover toda energia ao termino das tarefas.

Ações Preliminares:Elaborar lista de atividades que deverão ser realizados.

Certificar-se que a Completação das tarefas (Civil, Mecânica) que antecedem a montagem não sejam impeditivas para a execução da montagem.

Certificar-se que os documentos utilizados nas atividades de execução estejam na ultima revisão de projeto e certificados como liberados para montagem.

Certificar-se que todos os materiais, cabos e equipamentos envolvidos estejam liberados, verificando megger, checks de verificação.

Certificar-se que todos os disjuntores ou chaves do circuito de força estão abertos.

Preparar alimentação 110 Vac para CCM sob teste (Tensão Comando).

Aplicação:Todos os equipamentos, instrumentos e materiais deverão ser instalados/montados e interligados, atendendo aos critérios técnicos constantes da documentação do cliente e o responsável pelo suprimento de todos os dispositivos e ferramentas necessárias à esta atividade.

Integração e Compatibilidade: O cliente é responsável por todos as coordenações das integrações entre sistemas , equipamentos e/ou instrumentos de seu fornecimento e as instalações existentes, considerando: dimensões físicas, dados de processo, interligações, comunicações, interfaces, protocolos de comunicação entre equipamentos e as informações necessárias para montagem e execuções dos serviços pela contratada.

Definição de Escopo: Na descrição de montagem em seus documentos de detalhamento deve ser definido e apontado pelo cliente e pela montadora os limites e as fronteiras de responsabilidades: atividades por disciplinas: tanto elétrica, mecânica, tubulação e os itens de fornecimentos dos escopo.

Descrição: Passo a passo para execução e montagem dos encaminhamentos mecânicos dos cabos.

Delineamento e Detalhamento e listas de montagem: Todas atividades devem ser pré estabelecidas e acompanhadas por relatórios e listas de acompanhamento e medição.

Programação de execução por equipe - Infra estrutura: Todas as condições definidas e estabelecidas que formam o deslocamento, transporte e espaço de trabalho da equipe, equipamento e material.

Condições Sanitária e de suprimento de água: Quando as instalações sanitárias construídas no canteiro principal forem distantes do local de trabalho, um sanitário químico deve ser fixado o mais próximo ao local de trabalho, juntamente um ponto de água potável e com temperatura adequada ao consumo Humano.

Fornecimento de eletricidade: Disponibilizar pontos de tomada nas tensões em numero e tensão adequados e com segurança para as condições de trabalho.

Ferramental: As atividades de execução de montagem, tem na sua supervisão a responsabilidade da previsão das ferramentas adequadas para a sua realização, não podendo ser fabricadas ou improvisadas ferramentas na obra.

Mobilização de mão de obra: Toda equipe de montagem de elétrica tem as suas atividades apoiadas em programações e avanços físicos determinados pelo planejamento, onde através de reuniões diárias com a sua supervisão onde deve ser orientada e estimulada na busca das suas melhores qualidades.

Definição especificação de materiais e equipamentos: Toda execução de montagem deve estar acompanhada dos documentos de detalhamento e das suas especificações descritas nas requisições de material - RM.

Placas ou Pontos de Espera para Fixação : Os pontos de espera ou placas de espera para fixação são perfis ou placas disponibilizados pelo cliente nas condições ou locações físicas da planta correspondente ao projeto para fixação dos suportes para dos encaminhamentos de cabos.

Armazenamento e controle: Todos materiais definidos descritos e especificados em RM disponibilizados para montagem deverão ser armazenados em local apropriado, identificados e quantificados, dispostos em condições preservadas e de fácil manuseio.

Leito de cabos : Uma instalação de cabos em leitos de cabos composto por sistemas de fixação e suportação. Ao projetar um sistema desse tipo é necessário primeiro definir os cabos para em seguida projetar o sistema de fixação e suportação para acomodar todos os cabos. O projeto é similar tanto para baixa quanto para média tensão.

Como estratégia de cablagem deve-se selecionar os tipos de cabos a serem usados para os circuitos de alimentação, ramais, comunicação, etc. Alguns cabos satisfazem todos os requisitos para vários tipos de circuitos e, portanto, obtém-se ganhos econômicos ao se minimizar o número de diferentes tipos de cabos de um projeto. Geralmente os cabos de potência são de maior diâmetro e, portanto, são preponderantes na determinação dos requisitos do sistema de bandejamento. A quantidade de cabos, seção, o peso por metro e o volume do material combustível são as informações necessárias para se projetar o sistema de bandejamento.



A norma NBR 5410:2004: instalações do sistemas de leitos de cabos.

Eletrocalha : anteriormente chamada de calha, é um elemento de linha elétrica fechada, aparente, cobertura desmontável, podendo ser liso ou perfurado. De acordo com a norma, será considerado perfurada quando a área dos furos for maior que 30% da área da bandeja. Se os furos ocuparem menos de 30% da área de leito de cabos que deverá ser considerada como não-perfurada.

Leito de cabos é um conjunto de perfis ou perfilados metálicos em forma de escada ou Prateleira sem tampa, possui uma base contínua, engastada ou fixada por um de seus lados. A outra,com borda é livre.e geralmente na forma de um perfil “U”.

A seguir são apresentadas algumas das recomendações da NBR ao se utilizar os leitos de cabos: Os materiais utilizados em sua fabricação devem ter propriedades que permitam suportar sem danos as influências externas a que são submetidos. Portanto, se os mesmos não forem metálicos devem evitar a propagação de incêndio.

A norma NBR 5410:2004 impõe restrições quanto a resistência ao fogo para os cabos e condutos fechados em locais BD2, BD3 e BD4.

Curvas e Derivações: Elementos metálicos construídos e configurados para derivações, desvios e conexões entre os leitos de cabos e as condições de desvios e seus acoplamentos finais.

Apoios: Mão francesa: Componentes que tem como função sustentar e apoiar os leitos de cabos no seu encaminhamento mecânico. Fabricados em chapas metálicas e perfilados 38x38 galvanizados a quente.

Fixação: Parafusos, Pinos, Porcas e Arruelas: Componentes que tem como função a fixação e o travamento entre componentes estruturais das peças que compõem o encaminhamento mecânico dos cabos.

Suportes: Sapatas, perfilados, suporte em ângulo: Suportes estruturais são elementos integrados e projetados que tem como objetivo a correspondência dos esforços necessários para a sustentação de uma carga.

A suportação são projetadas através de analises de engenharia e avaliações dos seus materiais (cálculo dos esforçoss Esta análise estrutural pode ser estática, considerando cargas constantes no tempo, ou dinâmica, levando em conta as variações das cargas e os modos de vibração da estrutura.

Fixação Permanente ou Definitiva: Métodos – Soldagem, Aparafusamento, Pinagem: Estes métodos são utilizados em montagem industrial de acordo com as condições prevista pelo projeto ou pelo cliente. Ficando sempre no requisito da melhor técnica a ultima palavra.

Pintura e acabamento: Todas as atividades ou condições de montagem onde os materiais utilizados forem por parte do cliente solicitado tratamentos Físicos - Químicos deverão ser a especificado o método ou a técnica de aplicação.

2 comentários: