segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Van a hacer gasolina o diesel con aceite de algas




Vão fazer gasolina ou diesel com óleo de algas

Um líquido marrom esverdeado vazava de um cilindro de plástico no tanque de um Land Rover vermelho. Não era um combustível comum, mas uma mistura contendo biodiesel de óleo a partir de algas microscópicas cultivadas em tanques usados para esgotos. Em um determinado momento o veículo de quatro rodas se recusou a mover-se, mas depois o motor começou e rodou durante 10 minutos com o Land Rover em torno do Parlamento na Wellington House. Este acontecimento ocorreu com o Ministro da Energia e dos Assuntos do Clima em Nova Zelândia.


Uma fonte potencial de biodiesel não competindo com as culturas alimentares e muito ao contrário dos biocombustíveis convencionais existentes.


De fato, as algas cultivadas em água são muito promissoras. Estas pequenas plantas marinhas só precisam de água (doce ou salgada), a energia da luz solar, nutrientes e dióxido de carbono (CO2) para produzir óleo vegetal através da fotossíntese.


Existem variedades que produzem até 15 vezes mais óleo vegetal por hectare que as culturas comumente utilizadas para biocombustíveis, tais como a colza, palma ou soja. Algumas espécies crescem tão rápido que duplicar o seu tamanho de três ou quatro vezes em um dia. Isso significa que eles podem ser coletados com freqüência, uma característica que representa uma vantagem sobre as culturas que podem ser recolhidos apenas algumas vezes por ano.

Além disso, a cultura de algas podem ser localizados em áreas não propícias à agricultura, e até em desertos.


No entanto, existem grandes obstáculos a serem superados antes teríamos que produzir das algas os combustíveis economicamente viáveis e em grandes volumes, para fazer a diferença na oferta total mundial de combustíveis para transportes.


A fim de operar em escala comercial, o processo requer grandes volumes de água, um fator que poderia limitar o local de produção para as zonas costeiras.

Não existe nenhum método comprovadamente eficiente coleta de algas em grande quantidade e precisam de mais estudos para identificar as melhores variedades de produção de petróleo.

Quanto ao projeto de engenharia, não existem obstáculos para a produção de microalgas, afirma Peter Williams, professor Emérito da biogeoquímica na Escola de Ocean Sciences, University of Wales, em Bangor.
No entanto, identifica três aspectos incertos quanto à viabilidade de produção comercial, "O custo operacional capital e da própria planta, ou não temos de fazer o trabalho de desenvolvimento na produtividade algas, e os custos de recolha das algas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário