sexta-feira, 9 de abril de 2010

Primeiro passo para viver bem no Morro - Contra quedas de barreiras


Morar no morro pode ser agradável e seguro, Mas é preciso: construir com segurança, conservar as barreiras, manter limpos os caminhos das águas.
No morro tem lugares que não servem para morar, mesmo tomando todos os cuidados.

Morar no morro pode ser agradável e seguro, a segurança nos morros depende:
Do tipo de solo, da quantidade de água que se infiltra no solo, da posição da casa, dos cuidados com o lugar da limpeza das linhas d’água.

Sua casa está em risco:

1. RISCO BAIXO

2. RISCO MUITO ALTO

Vamos criar novos hábitos, O lixo jogado nas barreiras acumula água e quando fica pesado, escorrega, arrastando o solo.

O lixo jogado nos canais e canaletas impede a passagem das águas, além de atrair ratos, baratas e insetos, transmissores de doenças.



Devemos juntar o lixo produzido nas nossas casas, colocar o lixo em depósitos, conserva o meio ambiente, evita queda de barreiras e protege a nossa saúde.

Plantar nas encostas: capim braquiária, capim gordura, capim-de-burro, capim sândalo, capim gengibre, grama germuda, capim chorão, grama pé-de-galinha, grama forquilha e grama batatais ajuda a manter o morro sadio.


É bom plantar nos morros.



As plantas ajudam a conservar o terreno, pois evita que a terra seja carregada pela água da chuva. Além disso, é muito agradável um jardim em volta de nossa casa.
Plantar perto das casas: pequenas fruteiras, plantas medicinais e de jardim: cidreira, boldo e capim santo, pata-de-vaca, hortelã, jasmim, rosa, leucena, pinha, acerola, urucum, laranja, limão, araçá, goiaba, pitanga, carambola, ajuda a fixação do solo nas encostas.

Nas comunidades as obras coletivas como escadarias, canais, canaletas, vegetação, muros, cimentados e ruas são obras importantes, todas as pessoas são responsáveis pelo lugar onde mora.

Cada um deve fazer a sua parte, conservando as obras coletivas.

Assim vamos desenhar o lugar onde queremos e podemos morar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário