sexta-feira, 10 de abril de 2015

Processo de Defumação 01 - Peixe defumado - Degustação

Processo de Defumação - Peixe defumado - Degustação - comer com classe -   Smokehouse Fish


Para serem defumados os peixes devem ser lavados em água corrente, descamados, eviscerados, e novamente lavados para evitar que permaneça na carne material fecal contaminante.

A salmouragem é feita pela imersão dos peixes em solução de sal refinado (na concentração de 25 %) e na proporção 2: 1 de salmoura e peixes (volume/peso).

O tempo de uma hora é suficiente para espécies de tamanho médio e pequeno. 


Após a salmouragem, os peixes devem ser lavados em água corrente para a retirada de algum excesso superficial de sal (este provocará manchas no produto).
Uma secagem anterior à defumação é recomendada, ao sol por duas horas, em secador solar ou em secador de armário a 40 °C com circulação de ar por 30 minutos. 
Esta operação facilita a penetração da fumaça e agiliza o trabalho do defumador.

Os peixes, que são dependurados. em espetos pela cavidade ocular, ou colocados sobre peneiras, vão às câmaras de defumação e lá permanecem em contato com a fumaça e o calor. A câmara atinge cerca de 100 °C e o interior da carne cerca de 70 °C, utilizando o carvão em volume de 30 x 30 x 20 cm. 
A serragem, que pode ser de qualquer madeira disponível desde que seja dura e não resinosa, colocada na base do defumador libera a fumaça por pelo menos seis horas.
As fontes de calor e de fumaça podem ser colocadas ao mesmo tempo se o defumador construído permitir.
Caso contrário, os peixes recebem antes a fonte de calor. O acabamento dos peixes é feito aparando-se as nadadeiras, retirando a cabeça e recortando ou não os filés.

Mais informação ver : http://casadopeixedefumado.blogspot.com.br/

Degustação - Comer com classe - Smokehouse Fish.
Degustando peixe defumado, isso não em Paris ou na Alemanha é no Brasil.  

Degustação da Carapeba defumada Casa do Peixe defumado.

Agora podemos apreciar um peixe defumado.
Filé de Tainha defumada Casa do Peixe defumado
O que antes só era possível quando vinha importado ou viajávamos para Europa ou para o Canada, agora podemos comermos um peixe defumado ou até mesmo degustarmos com uma bebida.
Claro que há diferença em comermos um peixe defumado da casa do peixe defumado comprado aqui do que comermos na Europa: é que podemos comer mais vezes.
 Apresentação dos Filé de tainha empacotado a vácuo


Buscando Ultrapassar barreiras e produzir algo com qualidade e com um sabor delicado, para atingir um número maior de apreciadores, A casa do peixe defumado vem trabalhando e pesquisando lugares da região onde encontrar um pescado fresco e ideal para as condições de mercado e a manutenção do sabor apurado da defumação.

Degustando um Filé de Tainha
Tainhas inteiras defumadas
Pescados em cabo Frio e em toda região dos Lagos, são trabalhadas frescas, logo após a pesca.

Ver : http://casadopeixedefumado.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário