sexta-feira, 3 de abril de 2009

Processo Industrial em Petróleo e Gás (principais verbetes)

Petróleo

“ Uma mistura de ocorrência natural, consistindo predominantemente de hidrocarbonetos e derivados orgânicos sulfurados, nitrogenados e/ou oxigenados, a qual é ou pode ser, removida da terra no estado líquido”

ASTM American Society for Testing and Materials
“Todo e qualquer hidrocarboneto líquido em seu estado natural, a exemplo do óleo cru e condensado”

ANP – Agência Nacional do Petróleo

API
American Petroleum Institute

O grau de API permite classificar o petróleo em:

Petróleo leve ou de base Parafínica: Possui API maior que 31,1. Contém, além de alcanos, uma porcentagem de 15 a 25% de cicloalcanos.

Petróleo médio ou de base Naftênica: Possui API entre 22,3 e 31,1. Além de alcanos, contém também de 25 a 30% de hidrocarbonetos aromáticos.

Petróleo pesado ou de base Aromática: Possui API menor que 22,3 e é constituído, praticamente, só de hidrocarbonetos aromáticos.

O petróleo encontrado pela Petrobras no campo petrolífero de tupi (bacia de santos)) em Novembro de 2007 foi testado e classificado como 28º API, leve, se comparado com
o petróleo pesado comum nas águas brasileiras

Refinaria

É constituída de diversos arranjos de unidades de processamento em que são compatibilizadas as características dos vários tipos de petróleo que nela são processados, com o objetivo de suprir derivados em quantidade e qualidade especificadas.

Refino

Conjunto de unidades de processo que objetivam “beneficiar” o petróleo, produzindo seus derivados. “Conjunto de processos destinados a transformar o petróleo em derivados de petróleo”

Frações ou Correntes

Correntes intermediárias do processo de refino, produzidas nas unidades de processo mas que ainda não são os produtos finais (derivados)

Classificação dos Processos

1. Processos de Separação
2. Processos de Transformação
3. Processos de Tratamento
4. Processos Auxiliares

Derivados do Petróleo

Produtos efetivamente usados pela sociedade
“Produtos decorrentes da separação física ou da transformação química do petróleo”

Refinaria de topping

Uma das mais importantes operações da refinaria é a destilação inicial do petróleo, com a subseqüente separação das frações de corte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário