domingo, 3 de abril de 2016

Balança Comercial do Brasil 2016 - A verdade do Termo Crise

A verdade econômica do Brasil

Apesar de tudo que falam, a crise e um termo criado para os que especulam com o dinheiro do povo.

Hoje já damos sinais de estarmos crescendo....

Balança comercial Brasileira - ultima informação março de 2016.



Superávit comercial de 1994 a 2016

O número e as diferenças sobre a balança comercial brasileira nos governos de FHC, Lula e Dilma são impressionantes.

Eles revelam como as políticas entre os anos de 1994 e 2003 colocaram o Brasil em uma enorme vulnerabilidade e, por isso, o país quebrou três vezes.

Não é esse espaço para denominar os melhores ou piores, mas procurando demostrar quais foram os resultados do desempenho técnico na balança comercial brasileira.

O que aconteceu em 2003 a 2012 foi o aproveitamento das melhores janelas de oportunidades para reduzir drasticamente a vulnerabilidade da economia brasileira frente aos solavancos e crises internacionais.

Entenda sucintamente o que é Balança Comercial

Balança comercial é o indicador econômico que representa a relação entre o total de exportações e importações de bens e serviços de um país em determinado período.
Saldo da Balança Comercial = Exportações - Importações
Superávit da Balança Comercial. Quando o total de exportações de bens e serviços for superior ao total de importações, registra-se um superávit no saldo da balança comercial. O superávit da balança comercial é um fator positivo na economia de um país.
Superávit da Balança Comercial = Exportações > Importações
 Déficit da Balança Comercial. Quando o total de exportações de bens e serviços for inferior ao total de importações, registra-se um déficit no saldo da balança comercial. O déficit da balança comercial é um fator negativo na economia de um país.
Déficit da Balança Comercial = Importações > Exportações

 Taxa de Cobertura. A razão entre o total de exportações e importações de um país indicam a taxa de cobertura das importações pelas exportações, ou, simplesmente, a taxa de cobertura. Essa taxa indica-nos em que percentagem as exportações pagam as importações.
Taxa de Cobertura = Exportações / Importações
Balança comercial 2016 fechou o mês de fevereiro de 2016 com um saldo positivo de US$ 3.042 bilhões. Isto representa o décimo segundo superávit consecutivo do Brasil e o primeiro superávit para meses de fevereiro desde 2012.

Essas informações são para que pensemos em nosso futuro com informações reais dos acontecimentos presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário