domingo, 5 de fevereiro de 2012

Ponte sobre o Rio Negro um marco da engenharia da Amazônia

Ponte sobre o Rio Negro

A ponte sobre o Rio Negro inaugurada em 24 /10/2011, em Manaus, define um marco nas maiores obras de engenharia da Amazônia e do Brasil.
Por do sol nos pilares da ponte - fotos de Gunter Engel - Manaus
A ponte do Rio Negro passa ser a segunda maior ponte fluvial dos pais com 3.595 metros de comprimento.

A maior ponte fluvial do país é a Ayrton Senna, no Paraná: tem um metro a mais do que a ponte sobre o Rio Negro.

A ponte liga Manaus a Iranduba essa ligação foi realizada sob o custo total de R$ 1,099 bilhão.

Foram três anos e meio de construção, um a mais do que o previsto, durante a construção da ponte sobre o Rio Negro, a região enfrentou a pior seca da história e os guindastes montados em canteiros flutuantes não conseguiam trabalhar, durante a construção, o problema foi à cheia.

Mergulhadores foram contratados para vedar os blocos das pilastras que ficaram submersos.
Houve tempestades com ventos de até 120 km/h, com raios que causaram problemas com que danificaram equipamentos de grande porte inclusive guindastes.

Durante a construção foi detectado problemas nas fundações onde e o aumento se deve a problemas enfrentados para reforçar as fundações.

O conjunto de cabos de aço é uma solução de engenharia para fazer grandes vãos livres de pilares.

A ponte tem dois vãos com 200 metros cada um, suficientes para passar até um transatlântico.
A ponte de mais de três quilômetros e meio é a segunda maior sobre um rio no país e a maior construída com essa tecnologia de cabos de aço.

 Ela tem como principal objetivo,  aproximar produtores rurais da capital, Manaus.

Por do sol sobre a ponte na cidade de Manaus 

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