quarta-feira, 14 de junho de 2017

Cerveja Artesanal - Plantando Lúpulo – artigo 016

Plantando Lúpulo.
Nomenclatura: Humulus é um nome latino de origem incerta, embora possa ter vindo do alemão humela para hop, que é o nome comum deste gênero o nome da espécie lúpulus: literalmente significa um "lobo pequeno".
H. lúpulos é vem do europeu e também é chamado de "lobo de salgueiro" devido à sua propensão para escalar em salgueiros.
O nome comum do Lúpulo foi tirado do "hoppen" anglo-saxão que significa "escalar".
Juntamente com a Cannabis o lúpulo vem da família Cannabaceae, juntamente com maconha ou cânhamo indiano (Cannabis sativa).
Tipos de Lúpulo
 Humulus lupulus, é uma videira perene herbácea resistente, é composta de folhas e flores em forma de cones, as flores femininas da planta, são as melhores para produção da cerveja.
As videiras de lúpulo, são cultivadas em girais, as plantas são chamadas de trepadeiras ou jardim de lúpulo. As Folhas podem ser comidos ou cozidos até em saladas.
O lúpulo é usado como sedativo e relaxante. Dormir em um travesseiro cheio de lúpulo ajuda a insônia. O lúpulo é usado como agente de sabor e estabilidade na fabricação de cerveja, chás medicinais e fitoterápicos.
O lúpulo contém várias características favoráveis à cerveja, equilibrando a doçura do malte com amargor, contribuindo com aromas floridos, cítricos, frutados ou ervas, e com um efeito antibiótico que favorece a atividade da fermentação da cerveja.
Se você quiser criar sua própria cerveja com o lúpulo mais fresco... plante o seu.
Dependendo das condições de crescimento, você pode obter até 1 kg de flores de lúpulo seco por planta. Sabor e aroma baseiam-se muito nas condições do solo, mas é seguro dizer que o lúpulo que você fez crescer seria único!
No jardim, a planta crescerá através de cercas e paredes. A videira do lúpulo tem um crescimento rápido e pode ser cultivada em pleno sol ou na sombra.
Semeadura
Semear no inverno no caso do Brasil, quando as temperaturas são de cerca de 5 ° C .
No Brasil temos que quebrar a dormência da semente em baixa temperatura - 5 ° C
As semente foi colocadas na geladeira com temperatura controla da durante 45 dias 
Semear em vasos de 7 cm (3 cm) usando um solo fertil, Cubra com cerca de 3 mm de solo ou terra peneirada e mantenha úmido em todos os momentos. A germinação é irregular entre 30 a 90 dias. Transplante em potes para crescer e plantar quando as mudas estiverem com pelo menos 10 cm.
Berçário tipo estufa para as mudas do lúpulo. 
Tipo de solo
Deve ser frouxo e bem drenado com um pH de 6,5-8,0, como o lúpulo usa grandes quantidades de água e nutrientes, o solo precisa de fertilizantes ricos em potássio, fosfatos e nitrogênio, os produtores domésticos podem usar adubo orgânicos ou comercial.
Clima
Onde quer que o lúpulo seja plantado, é necessário um mínimo de 120 dias em temperatura a menas para que as videiras dos lúpulos produzam flores.
Quando as hastes quebram, o solo deve suportar as videiras no chão, evitando doenças e garantindo um crescimento adequado.
As videiras continuam crescendo até meados de julho (na Europa), quando a maioria dos lúpulos estão em plena floração, dependendo da variedade e da localização.
Vinhas saudáveis podem produzir 1 a 2 quilos de flores secas por planta.
Selecione onde você vai plantar e mudas sadias.
Solo solto e poroso
O solo compacto de argila resultará em água parada e Eventualmente, apodrecerão as raízes até a morte da planta, se a drenagem é uma preocupação, construa uma elevação no solo antes de plantar o lúpulo utilize cascalho / areia misturados e faça uma cama com esses materiais sem compactação. 
Para os cultivar os rizomas ou as mudas deve ter cuidado com o pH do solo que deve estar em 5,5-8,0.
Os nutrientes devem ter potássio e fósforo e o dobro do teor de nitrogênio.
Plantando
Com uma plantação maior de lúpulo é necessário um lugar em que as plantas cresçam e se envolvam (tipo trepadeiras).
Alguns produtores cultivam em postes em madeira correndo vários fios de aço, ou usam um fio que corre entre dois postes na altura do peito.
A semente terá crescido em um rizoma.
Plantando no final do inverno ou no início da primavera. Faça um pequeno montinho e coloca cerca de 3 cm abaixo da superfície, Coloque 1 m de distância entre as plantas, use adubo orgânico.
Cultivo
No primeiro ano, a rega frequente, as plantas firmes podem ser regada uma vez por dia.
Entre 50 cm, fixe três ou quatro pinos principais em um fio e corte o resto. As plantas crescerão no sentido anti-horário até o fio.
Uma vez que a planta tem 2 m de altura, corte a folhagem inferior até uma altura de 1 m no solo.
Com a mesma esta medida mantenha na parte inferior da planta sempre aparada para minimizar as doenças.
Quando o inverno chegar, a planta vai desfolhar.
Você pode podar e cortar a planta ou deixar a planta começar a morrer. (Não importa a sua escolha).
Colheita
No primeiro ano não terá flores. O lúpulo está pronto para ser e colhido em meados de março até o final de maio. Os cones do lúpulo passarão uma sensação de úmida e uma superfície sedosa, mais elas devem ser seca.
Quando as bordas começam a ficar castanhas, elas estão prontas para serem colhidas, ees vão amadurecer em vários estágios.
Secagem
Secar seu lúpulo é vital.
A fabricação de cerveja com lúpulo fresco não é desejável, a menos que você goste da sua degustação de cerveja com gosto de grama.
Os cones de lúpulo também podem ser moldados rapidamente se armazenados frescos. 
O lúpulo de melhor qualidade é seco pelo ar e no escuro.
Embora possa ser feito em um forno a fogo baixo por algumas horas, seu lúpulo uma vez seco seu peso será de 10 a 25% do peso original.
A flor feminina da videira do lúpulo Humulus lupulus fornece cerveja a sua característica o amargor, o sabor e aroma.
Quando você acha que eles estão secos, volte a pesar o lúpulo para se certificar de que eles estão secos o suficiente. Quando as flores estiverem quebradiças, estão prontas para armazenar.
O lúpulo para cerveja deve ser mantido a uma temperatura muito fria para manter o valor do óleo nas cervejas. Armazene o lúpulo no congelador. Coloque em sacos zip-loc e remova o ar.
Usos Medicinais
Pensa-se que o chá do lúpulo pode aliviar a ansiedade, ajudar a insônia, infecções da bexiga e constipação.
O lúpulo agora é reconhecido por sua forte atividade estrogênica e estão sendo incluídos em alguns preparativos à base de plantas para mulheres para aumentar o leite materno.
Para fazer um chá, despeje 150 ml de água fervente sobre 1 a 2 colheres de chá (0,5 g) de flores cortado ou em pó. Descanse por 10 a 15 minutos, estude.
Beba 2 ou 3 vezes por dia e antes de ir para a cama.
Origem
Native to Temperated North America, Eurasia e América do Sul, a planta de lúpulo tem uma história impressionante.
O primeiro elemento documentada de cultivo de lúpulo foi em 736, na região de Hallertau da atual Alemanha.
Embora a primeira menção ao uso de lúpulo na fabricação de cerveja nesse país foi de 1079, e em 1524 o lúpulo foi cultivado pela primeira vez no sudeste da Inglaterra é ocasionalmente encontrado crescendo perto de ruínas e casas antigas.
Um bom Lúpulo uma boa cerveja...salve
cervejariatosca@gmail.com





2 comentários:

  1. Excelente matéria. Dá mais vontade ainda de produzir sua própria cerveja.

    ResponderExcluir
  2. https://www.multrodas.com/p-gina-de-produto/carrinho-plataforma-madeira-grande-quinta-roda-800kg

    ResponderExcluir