sexta-feira, 21 de abril de 2017

Cerveja artesanal – Produção de cerveja em Vasos de Barro – Ânforas – artigo 008

A indústria de cerveja artesanal sempre abraçou uma cultura criativa, que é o que inspira todos os cervejeiros artesanais.
Cervejeiros artesanais em Omaha nos EUA, quando começaram a forjar seu destino em Nebraska, quiseram tocar uma antiga ideia de fabricação de cervejas, que remonta a algumas das primeiras produções das cervejas e seu armazenamento: a ânfora.
Significado de Ânfora
Vaso antigo com duas asas, que servia para a conservação e o transporte dos líquidos e das sementes.
Mas para descobrir a influência que a argila tem sobre a cerveja, eles decidiram fazer suas próprias ânforas. 
Dan Tober, um artista de cerâmica local e ávido por novas experiencias, aproveitou a oportunidade para combinar seu amor pela cerveja com sua habilidade em moldar argila, usando imagens de ânforas da história antiga, bem como exemplos modernos do exterior, Dan criou suas próprias ânforas.
O corpo alto e estreito do pote é uma vantagem para a fermentação. Quando levedura começar a trabalhar a conversão de açúcar em álcool, ele cria uma corrente de convecção como os garrafões.
Este movimento cíclico é encorajado pelo design dos potes, de milhares de anos em construção.
Para modernizar o projeto, adicionamos pequenos detalhes que trariam esses fermentadores antigos atualizados com a tecnologia atual de fabricação de cerveja, foi incorporado os airlocks, as juntas vedadas à pressão e os braços de suspensão onde são toda cortesia da compreensão científica da fabricação das cerveja atuais.

A argila é porosa, como a madeira, e isso significa que a cerveja armazenada em um vaso de barro absorverá oxigênio a uma taxa controlada, assim como a cerveja armazenada em barris de madeira.
Os efeitos da argila sobre a fermentação têm sido extensivamente estudados pelo Dr. Pat McGovern, um arqueólogo biomolecular da Universidade da Pensilvânia. Ele está atualmente envolvido em um projeto internacional que estuda o uso antigo de barro para fermentar o vinho, e ele também tem uma vasta experiência na fabricação de cerveja.
A pesquisa do Dr. McGovern com fermentação antiga revelou que a argila "também fornece uma série de benefícios além da" micro oxigenação ", incluindo reações enzimáticas e de polimerização para produzir sabores e aromas únicos.
A argila tem um zeólito ou estrutura iônica que a madeira não tem. Essas propriedades únicas dos vasos de barro fazem desse projeto da ânfora um gerador de um sabor personalizado na cerveja.
Foi evidências de que as ânforas de argila adicionam minerais à cerveja, aumentaram seu corpo, a cerveja captura os sabores locais do sabor da terra dos vasos de argila.
O mais importante deste projeto, que a cerveja produzida explorou novos tipos de sabores reconectados com as cervejas de nossos antepassados. As ânforas são um reflexo da criatividade humana que remonta ao início da civilização.
Novas experiencias com vasos de barro.
Na França e Bruxelas uma visita à Cervejaria Cantillon, onde o cervejeiro Jean Van Roy nos mostrou uma experiencia de cerveja que empreendeu.
A cervejaria Cantillon
Ele está fermentando e condicionando cerca de 2.400 litros de cervejas de lambic em ânforas feitas sob medida.
Ânfora do lambic essa ideia do Jean veio de um amigo que produz vinho na Sicília.
Ele disse que o vinho que ele experimentou que tinha sido envelhecido nos vasos de cerâmica ficou muito diferente do vinho envelhecido em barris de madeira, e que ele instantaneamente perguntou o que sua cerveja ficaria se envelhecido da mesma forma.
Foi o que o Jean empreendeu colocou a sua cerveja para ser fermentada e armazenada em tais vasos, as ânforas, que a milhares de anos atrás eram usados.
Para Jean, é uma experiência pura, e não tem ideia de como sera o resultado final.
cervejariatosca@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário