quarta-feira, 19 de abril de 2017

Cerveja artesanal - Fabricação de Barril de Carvalho - artigo 006

Barril a peça mais elegante do armazenamento da cerveja, toras de carvalho, serradas em tábuas, e montado pelo torneiro.
Com tábuas divididas em peças, um bom barril é construído, montado com 1m3 de aduelas, que devem secar em ambiente natural. Depois de secas, as aduelas são cortadas para ficarem todas com o mesmo comprimento, e com a ajuda de argolas de ferro, as aduelas são postas lado a lado, em círculo.
Para encurvar e conseguir aproximar as aduelas na outra extremidade, então, o tanoeiro aumenta a temperatura da madeira com um braseiro colocado no seu centro. 
As brasas utilizadas são produzidas com refugo da própria madeira do processo, essa queima ou tosta do barril, além de dar flexibilidade à madeira, também confere, ao carvalho, os aromas e sabores que ele vai transmitir as bebidas ali armazenadas, garantindo resistência e longevidade.
Para juntar as aduelas com outras argolas, o tanoeiro conta com a ajuda de uma prensa, a vedação do barril acontece somente pela pressão, sem a necessidade de colar uma aduela na outra...
A sua forma de abóboda e com madeira aplainadas podem ser processadas manual ou automatizado.
cervejariatosca@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário