sexta-feira, 28 de abril de 2017

Cerveja Artesanal - Levedura de cerveja e a saúde - artigo 012

Prós e contras
A levedura de cerveja é nomeada assim porque vem do mesmo fungo que é usado para fermentar a cerveja – Saccharomyces cerevisiae.
É importante entender, que para produção da cerveja artesanal o fermento usado está vivo, enquanto levedura de cerveja comumente conhecido como um suplemento nutricional está desativada.
Isso significa que os microrganismos foram mortos através de pasteurização ou secagem, mas as proteínas, vitaminas e minerais ainda estão lá.
Na piramide dos alimentos recomenda-se o uso moderado de levedura de cerveja, porque, embora seja uma boa fonte de nutrientes, sua própria natureza carrega alguns riscos possíveis.
Benefícios do fermento ou levedura:
Levedura de cerveja é favorito dos praticantes de uma dieta vegetariana por causa das proteínas e das vitaminas do complexo B que ele fornece.
Essas vitaminas são encontradas geralmente na carne, nos peixes e nas aves domésticas e na cerveja. 
Independentemente da prática dietética, este tipo de levedura ainda pode adequadamente fornecer-lhe os seguintes nutrientes:
  • Tiamina (Vitamina B1)
  • Riboflavina (Vitamina B2)
  • Niacina (Vitamina B3)
  • Ácido pantatênico (vitamina B5)
  • Piridoxina (Vitamina B6)
  • Biotina (Vitamina B7 ou Vitamina H)
  • Ácido fólico (vitamina B9)
  • Além dos listados acima, levedura de cerveja contém uma quantidade notável de cromo.
Este mineral encontrado, diminui os níveis de açúcar no sangue.
O cromo tem outros benefícios também como o controle do colesterol ruim, a redução das variações do humor, alívio dos sintomas da depressão, melhora da fadiga, aumento da capacidade do corpo em ganhar massa muscular e auxilia no tratamento do diabetes tipo 2.
Melhora a tolerância à glicose e reduzis a necessidade de insulina.
Um estudo testou um suplemento à base de levedura na síndrome pré-menstrual (PMS) e descobriu que era eficaz. O suplemento dietético usado é chamado Sillix Donna e é composto do mesmo microrganismo que é levedura de cerveja.
Levedura de Cerveja Riscos:
Alguns indivíduos são simplesmente alérgicos ao fermento. 
Sensibilidade pode ser tal que qualquer levedura à base de produtos de cerveja para suplementos de levedura nutricional, poderia desencadear os sintomas de irritação do estômago, dores de cabeça e coceira.
Outros tipos de condições médicas que aumentam a sensibilidade à levedura são colite ulcerativa e doença de Crohn.
Estes são os tipos mais graves de doenças inflamatórias intestinais.
Se acontecer de você ter um sistema digestivo fraco ou são propensos a tais problemas. você precisa ser extremamente cauteloso sobre a tomada de levedura de cerveja.
Embora os efeitos positivos do cromo sobre os níveis de açúcar no sangue tenham sido estudados, ainda é muito possível consumir muito deste mineral e ir na direção oposta de perigosamente baixar o açúcar no sangue.
Esta é uma condição conhecida como hipoglicemia. Seria mais seguro consultar um médico para descobrir a quantidade segura de levedura de cerveja para incluir em sua dieta, especialmente se você já é diabético.
Levedura de cerveja Usos práticos:
Levedura de cerveja é comumente disponível em forma de pó ou como flocos pequenos. Diz-se também para ter um sabor similar ao queijo que pode lhe dar uma ideia para seus usos culinários.
Você pode, por exemplo, polvilhar uma quantidade moderada de levedura de cerveja em pó na pipoca para fazer sua própria variedade de sabor de queijo.
Salada e coberturas em pratos de massa também são possíveis utilizações.
O ingrediente de levedura hidrolisado em mistura de sopa provavelmente se refere à levedura de cerveja.
Você pode assim fazer um prato de sopa semelhante, adicionando uma colher de chá ou dois em seu próprio caldo caseiro.
Muitas vezes é aconselhável que levedura de cerveja seja adicionado no final ou após a comida é cozida para que o calor não limpa as vitaminas do complexo B.
Uma vez que é uma boa fonte de proteínas, você pode salpicar dosar ou três colheres de sopa de cerveja no misturador, juntamente com qualquer fruta que você esteja usando, agora teremos uma bebida revitalizada e excelente após um dia de trabalho duro.
Para completar as ações nutricionais da levedura, temos uma lista completa das ervas, especiarias e adoçantes naturais:
Canela, Cravo, Stevênia,Cúrcuna, Curry, cominho,funcho, anis estrela, gengibre.

Artigo teve como base - Bem Greenfield : estudioso do corpo humano e cérebro com relação ao seus desempenhos, treinador, fisiculturista, Ironman triatlete, atleta espartano profissional, estudioso de anti-envelhecimento, consultor e orador - autor do New York Times Bestseller

cervejariatosca@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário