terça-feira, 28 de março de 2017

Hidrogênio - Célula e combustível - artigo 002

O hidrogênio é um elemento químico identificável em abundância na natureza, só que não é encontrado em sua forma pura. 
Ele está presente em vários hidrocarbonetos que compõem combustíveis e em substâncias simples como a água (H2O). 
Portanto, o H2 utilizado para a produção de energia vem de uma série de espécies químicas que tem em sua composição predominância de hidrogênio. 
Com isso, torna-se necessário a aplicação de alguns processos para a separação do hidrogênio dos outros elementos ligados a ele. 
Um dos processos utilizados é chamado reforma a vapor que em altas temperaturas, com a utilização de catalisadores, consegue-se separar o hidrogênio de combustíveis como etanol e gás natural. 
Outro modo de separar o hidrogênio é por eletrólise, em que se divide a molécula de água ao meio, separando o hidrogênio e o oxigênio, por meio da passagem de uma corrente elétrica.

Para produzir energia com base no hidrogênio, são utilizadas células a combustível que combinam hidrogênio com oxigênio, em um processo eletroquímico. 
Estas células requerem alimentação contínua de hidrogênio pelo ânodo e de oxigênio pelo cátodo.

 A conversão a partir da reação de átomos de hidrogênio com átomos de oxigênio, formam eletricidade, calor e água. Sendo assim, o processo de obtenção de energia por este meio não produz subprodutos nocivos à natureza. As células a combustível são consideradas o melhor modo de aproveitamento da conversão de Hem energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário