segunda-feira, 27 de março de 2017

Hidrogênio - historia e importância no Mundo - artigo 001

1776 O hidrogênio (H) (H2) foi identificado pela primeira vez como um elemento distinto pelo cientista britânica - Henry Cavendish depois que ele desenvolveu gás hidrogênio por meio da reação de metal de zinco com ácido clorídrico. Em uma demonstração para a Royal Society de Londres, Cavendish aplicou uma faísca ao gás hidrogênio produzindo água. Esta descoberta levou a sua descoberta posterior de que a água (H2O) é feita de hidrogênio e oxigênio.
 
Cavendish
1783 O enchimento do primeiro balão com gás hidrogênio, que foi documentado por Jaques Charles.
1788 Com base nas descobertas de Cavendish, o químico francês Antoine Lavoisier deu ao hidrogênio o seu nome, que é derivado das palavras gregas - "hidro" e "genes", que significa "água" e "nascido de".
1800 Os cientistas ingleses William Nicholson e Sir Anthony Carlisle descobriram que aplicar corrente elétrica à água produzia gases de hidrogênio e oxigênio. Este processo foi mais tarde denominado "eletrólise".
1806 François Isaac de Rivaz construiu o primeiro dispositivo de combustão interna movido por uma mistura de hidrogênio e oxigênio.
1819 Edward Daniel Clarke inventou o cano de sopro de gás hidrogênio.
1823 foram inventadas a lâmpada de Dobereiner e a luminária Drummond.
1838 O efeito de célula de combustível, combinando gás de hidrogênio e oxigênio para produzir água e uma corrente elétrica, foi descoberto pelo químico suíço Christian Friedrich Schoenbein.
1845 Sir William Grove, um cientista inglês e juiz, demonstrou a descoberta de Schoenbein em uma escala prática, criando uma "bateria de gás". Ele ganhou o título de "Pai da célula de combustível" por sua realização.
1852 O hidrogênio provia a subida para na primeira maneira confiável de viagem aérea seguindo a invenção do primeiro dirigível decolado com hidrogênio por Henri Giffard.
1874 Jules Verne, um escritor inglês, examinou profeticamente o uso potencial do hidrogênio como combustível em sua popular obra de ficção intitulada The Mysterious Island.
1889 Ludwig Mond e Charles Langer tentaram construir o primeiro dispositivo de célula de combustível usando ar e gás de carvão industrial. Eles chamaram o dispositivo de uma célula de combustível.
1900 Ferdinand Von Zeppelin promoveu a ideia de usar o hidrogênio em dirigíveis rígidos, que mais tarde foram chamados de Zeppelin; o primeiro dos quais teve seu voo inaugural em 1900.
1910 Voos programados regularmente começaram, e com o surgimento da Primeira guerra mundial em agosto de 1914, eles haviam transportado 35.000 passageiros sem qualquer incidente sério. Dirigíveis levantados por hidrogênio foram usados como plataformas de observação e bombardeadores durante a guerra.
1920 O engenheiro alemão, Rudolf Erren, converteu os motores de combustão interna de caminhões, ônibus e submarinos para usar misturas de hidrogênio ou hidrogênio. JBS Haldane, cientista britânico e escritor marxista, introduziu o conceito de hidrogênio renovável em seu artigo Ciência e o Futuro, propondo que "haverá grandes centrais onde, durante o tempo ventoso, o excedente de energia será usado para a decomposição eletrolítica da água em oxigênio e hidrogênio.
1937 Após dez vôos transatlânticos bem sucedidos da Alemanha para os Estados Unidos, o Hindenburg, um dirigível inflado com gás hidrogênio, caiu ao aterrizar em Lakewood, Nova Jersey. O mistério do acidente foi resolvido em 1997. Um estudo concluiu que a explosão não era devida ao gás de hidrogênio, mas sim a uma descarga elétrica estática, que acendeu e pegou fogo no revestimento exterior de tela de cor prata que tinha sido tratado com ingredientes do combustíveis.
1958 Os Estados Unidos formaram a Administração Nacional de Aeronáutica e do Espaço (NASA). No programa espacial da NASA usa o hidrogênio líquido para propulsão de foguetes, e combustível da célula de combustível.
1959 Francis T. Bacon da Universidade de Cambridge na Inglaterra construiu a primeira célula de combustível de hidrogênio.
O sistema de 5 quilowatts (kW) alimentou uma máquina de solda. Mais tarde naquele ano, Harry KarlIhrig, um engenheiro da Allis-Chalmers Manufacturing Company, demonstrou o primeiro veículo de célula a combustível: um trator de 20 cavalos de potência.
Pilhas de combustível a hidrogênio, baseadas no design de Francis T. Bacon, foram usadas para gerar eletricidade, calor e água a bordo para os astronautas a bordo da famosa espaçonave Apollo e todas as missões subsequentes do ônibus espacial.
1970 Eletroquímico John O'M. Bockris cunhou o termo "economia de hidrogênio" durante uma discussão no General Motors (GM) Centro Técnico em Warren, Michigan. Mais tarde ele publicou Energia: a Alternativa Solar-Hidrogênio, descrevendo sua economia de hidrogênio imaginada onde cidades nos Estados Unidos poderiam ser fornecidas com energia derivada do sol.
1972 O Gremlin modificado pela Universidade da Califórnia em Los Angeles, entrou no Urban Vehicle Design Competition e ganhou o primeiro prêmio para as emissões de tubo de escape mais baixas. Os alunos converteram o motor de combustão interna Gremlin para funcionar com hidrogênio fornecido de um tanque de bordo.
1973 O embargo de petróleo da OPEP e o choque de oferta resultante sugeriram que a era do petróleo barato tinha terminado e que o mundo precisava de combustíveis alternativos. O desenvolvimento de células de combustível de hidrogênio para aplicações comerciais convencionais começou.
1974 National Science Foundation transfere o Programa Federal de Pesquisa e Desenvolvimento de Hidrogênio para o Departamento de Energia dos EUA. Professor T. Nejat Veziroglu da Universidade de Miami, organizou a Conferência de Energia de Hidrogênio Miami (THEME), a primeira conferência internacional realizada para discutir a energia do hidrogênio. Após a conferência, os cientistas e engenheiros que participaram da conferência TEMA formaram a Associação Internacional de Energia de Hidrogênio (IAHE).
1974 A Agência Internacional da Energia (AIE) foi criada em resposta às interrupções globais do mercado de petróleo. As atividades da IEA incluíram a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias de energia de hidrogênio.
1988 A União Soviética Tupolev Design Bureau converteu com sucesso um jato comercial TU-154 de 164 passageiros para operar um dos três motores do jato em hidrogênio líquido. O primeiro vôo durou 21 minutos.
1989 A Associação Nacional de Hidrogênio (NHA) formada nos Estados Unidos com dez membros. Hoje, a NHA tem quase 100 membros, incluindo representantes das indústrias automobilística e aeroespacial, governos federal, estadual e local, e fornecedores de energia. Foi também criado o Comité Técnico de Tecnologias de Hidrogênio da Organização Internacional de Normalização.
1990 A primeira usina de geração de hidrogênio solar do Solar-Wasserstoff-Bayern, uma unidade de pesquisa e testes no sul da Alemanha, tornou-se operacional. O Congresso dos Estados Unidos aprovou a Lei Spark M. Matsunaga de Hidrogênio, Pesquisa, Desenvolvimento e Demonstração (PL 101-566), que prescreveu a formulação de um plano de 5 anos de gestão e implementação para pesquisa e desenvolvimento de hidrogênio nos Estados Unidos.
O Painel Consultivo Técnico sobre Hidrogénio (HTAP) foi mandatado pela Lei Matsunaga para assegurar a consulta e a coordenação da investigação sobre o hidrogénio. O trabalho em uma célula de combustível de Proton Exchange Membrane (PEM) de 10 kilowatts (kW) iniciada por meio de uma parceria, incluindo a GM, o Laboratório Nacional Los Alamos, a Dow Chemical Company e  o desenvolvedor canadense de células de combustível, a Ballard Power Systems.
1994 A Daimler Benz demonstrou o seu primeiro veículo de célula de combustível NECAR I (New Electric CAR) numa conferência de imprensa em Ulm, Alemanha.
1997 O engenheiro aposentado da NASA, Addison Bain, desafiou a opinião que o hidrogênio causou o acidente de Hindenburg. O hidrogênio, Bain demonstrou, não causou o fogo catastrófico, mas sim a combinação de eletricidade estática e material altamente inflamável na carcaça do dirigível. A fabricante de automóveis alemã Daimler-Benz e a Ballard Power Systems anunciaram uma colaboração de pesquisa de US $ 300 milhões em células de combustível de hidrogênio para transporte.
1998 A Islândia revelou um plano para criar a primeira economia do hidrogênio até 2030 com a Daimler-Benz e a Ballard Power Systems.
1999 A Royal Dutch / Shell Company comprometeu-se com o futuro do hidrogênio através da formação de uma divisão de hidrogênio. As primeiras estações de abastecimento de hidrogênio da Europa foram abertas nas cidades alemãs de Hamburgo e Munique.
Um consórcio de instituições islandesas, liderado pelo grupo financeiro New Business Venture Fund, em parceria com a Royal Dutch / Shell Group, a DaimlerChrysler (uma fusão da Daimer Benz e Chrysler) ea Norsk Hydro para formar a Icelandic Hydrogen and Fuel Cell Company, Ltd. Para promover a economia do hidrogénio na Islândia.
2000 A Ballard Power Systems apresentou a primeira célula de combustível PEM, pronta para produção, para aplicações automotivas no Detroit Auto Show.

Como Funcionam: Todas as células de combustível são constituídas por dois elétrodos, um positivo e outro negativo, designados por, cátodo e ânodo, respectivamente [Larminie, 2002. Igualmente, todas as células têm um eletrólito, que tem a função de transportar os íons produzidos no ânodo, ou no cátodo, para o eletrodo contrário, e um catalisador, que acelera as reações eletroquímicas nos eletrodos.
2003 O presidente George W. Bush anunciou em seu discurso nos EUA uma iniciativa de investimento US $ 1,2 bilhão em desenvolvimento de tecnologia para células de combustível de hidrogênio, para ser comercialmente viáveis, de tal forma que "o primeiro carro dirigido por uma criança no futuro poderia ser alimentado por Células de combustível¨.
2004 O secretário de Energia dos EUA, Spencer Abraham, anunciou mais de US $ 350 milhões dedicados à pesquisa na área de hidrogênio e projetos de demonstração de veículos. Esta apropriação representou quase um terço do compromisso de US $ 1,2 bilhão do presidente Bush com a pesquisa em tecnologias de hidrogênio e células de combustível. O financiamento abrange mais de 30 organizações líderes e mais de 100 parceiros selecionados por meio de um processo de revisão competitiva.
2004 O primeiro submarino movido a pilhas de combustível do mundo submete-se a experimentações profundas (marinha de Alemanha).
2005 Vinte e três estados nos EUA têm as iniciativas e estudos sobre hidrogênio.
2050 Visão Futura: No futuro, a água substituirá os combustíveis fósseis como o principal recurso para o hidrogênio, será distribuído através de redes nacionais de gasodutos de transporte de hidrogênio as estações de abastecimento.

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