sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Técnica de Material


Técnica de Material

As atividades no manuseio dos materiais existem desde a mais remotas épocas. Através das trocas de caças e de utensílios até chegarmos aos dias de hoje, passando pela Revolução Industrial. Produzir, estocar, trocar objetos e mercadorias é algo tão antigo quanto à existência do ser humano.

A Revolução Industrial, séc. XVIII e XIX aumentaram as atividades mercantis e sofisticou as operações de comercialização dos produtos, forçando as “compras” e os “estoques”.

Modificado os métodos do sistema de fabricação e forçando uma maior escala de estocagem.

O trabalho até naquele momento eram artesanais e sendo em parte substituído pelas máquinas, fazendo com a produção evoluísse para um estágio tecnologicamente mais avançado e os estoques passassem a ser vistos sob outro prisma pelas administrações.

A constante evolução fabril, o consumo, as exigências dos consumidores, o mercado concorrente e novas tecnologias deram novo impulso às técnicas Administração de Materiais, fazendo com que a mesma fosse vista como uma arte e uma ciência das mais importantes para o alcance dos objetivos de uma organização.

As técnicas de materiais devem navegar nas considerações das avaliações e das analises das características do projeto e da construção, devendo ser conforme as áreas envolvidas sejam civil, elétrica ou industrial. Tendo por base na formação do empreendimento projetado as sete regras para orientar as técnicas de materiais:

1- Escopo

2- Especificação

3- Administração

4- Planejamento

5- Organização

6- Qualidade

7- Logística

1 - Escopo: São características do projeto e do empreendimento com relação a sua produção:

a) Natureza: é o fator que fornece os insumos necessários à produção, como as matérias-primas, os materiais, a energia etc.

b) Capital: é o fator que fornece o dinheiro necessário para adquirir os insumos e pagar o pessoal.

c) Trabalho: é o fator constituído pela mão-de-obra, que processa e transforma os insumos, através de operações manuais ou de máquinas e ferramentas, em produtos acabados ou serviços prestados

d) Empresa: é o fator integrador capaz de aglutinar a natureza, o capital e o trabalho em um conjunto harmonioso que permite que o resultado alcançado seja muito maior do que a soma dos fatores aplicados no negócio.

2- Especificação é levantar descrevendo, quantificando e enumerando todos os detalhes em minúcias sobre as características dos materiais a serem empregados no projeto ou empreendimento.

3- Administração: Dirigir recursos humanos, financeiros e materiais, reunidos em unidades organizadas, dinâmicas e capazes de alcançar os objetivos da organização, e ao mesmo tempo, proporcionar satisfação aqueles que obtêm o produto / serviço.

Administração de Materiais moderna é conceituada e estudada como um Sistema Integrado em que diversos subsistemas próprios interagem para constituir um todo organizado. Destina-se a dotar a administração dos meios necessários ao suprimento de materiais imprescindíveis ao funcionamento da organização, no tempo oportuno, na quantidade necessária, na qualidade requerida e pelo menor custo.

4-Planejamento; é o processo de estabelecer objetivos e de determinar o que deve ser feito para alcançá-los. Dividido em 3 tipos:

Planejamento Estratégico – ocupa-se das grandes questões e requer visão de futuro, pois cuida do que se deseja que aconteça nos próximos anos. É nessa fase que são definidas a missão (razão de ser da organização), visão (como a organização quer ser reconhecida), valores, diretrizes, fatores críticos, objetivos e indicadores estratégicos.

Planejamento Tático – interpreta as decisões estratégicas e traça planos concretos a serem aplicados nos próximos meses.

Planejamento Operacional – desdobra a tática em ações do cotidiano.

5 - Organização: Pôr em ordem, arrumar; dispor para funcionar. Constituir em organismo.

6 - Qualidade: É Natureza ou condição própria do material em virtude dos seus atributos; e das suas propriedades ou das suas condições naturais que o distingue dos outros.

7- Logística: A arte e a ciência para abastecer, produzir e distribuir material e produtos no lugar adequado, nas quantidades corretas e nas datas necessárias.

Com base destas setes regras e com as definições claras do projeto são atribuídas as técnicas de material a base do desenvolvimento ideal na execução e construção de qualquer empreendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário