quarta-feira, 23 de novembro de 2011

A influência do gás de xisto dos EUA em mercado europeu do gás

Jornal do Brasil -  Sophie Jablonska

 Sem dúvida, um dos grandes fatos do mercado energético mundial nos últimos anos tem sido chamado de "revolução do gás de xisto”, com os Estados Unidos se destacando como maior produtor mundial. O desenvolvimento do gás de xisto revolucionou o mercado norte-americano e tem exercido um impacto significativo sobre os preços desta matéria-prima no mercado mundial. 

 Os preços do gás de xisto no mundo nos últimos anos tiveram, por longo período, aumento constante, mas começaram a cair durante a crise financeira de 2008, quando começaram a cair. O lento declínio nos preços do gás no mundo, além da já mencionada crise econômica, tem sua origem no excesso de fornecimento, no rápido aumento da capacidade de produção de GNL (Gás Natural Liquefeito) e no aumento significativo na produção de gás de xisto nos Estados Unidos. A persistente superprodução nos Estados Unidos resultou no aumento das entregas de GNL para a Europa em vez de suprir o mercado americano. No entanto, os terminais europeus têm excesso de capacidade de movimentação de gás em relação a um número limitado de fornecedores. No Reino Unido, a grande oferta de GNL tem forçado o abandono do gás natural norueguês, que é agora direcionado para a Alemanha, onde compete com o gás da Rússia. 


O GNL iniciou uma revolução nos mercados de gás, tendo como resultante o entrelaçamento dos preços em diferentes continentes. Graças à exploração comercial do gás de xisto, os Estados Unidos estão aptos a desempenhar um papel cada vez mais importante no mercado global de gás. Quais as consequências econômicas, políticas e de segurança energética da revolução de gás de xisto norte-americano para mercados internacionais? De acordo com economistas, o cenário mais provável é o de um declínio nos preços do gás em todos os mercados do mundo. Este cenário será possível quando o excesso de oferta de gás nos Estados Unidos provocar o movimento de GNL para outros mercados como a Europa, provocando o aumento na quantidade de gás, com, consequentemente, queda de preços. 

Outros cenários possíveis são: a criação de um mercado mundial de gás, e uma mudança de operações de longo prazo a curto prazo. Qualquer forma de diversificação das fontes de energia resulta em aumento da segurança energética de um determinado país. O acesso dos países europeus ao GNL juntamente com a possível exploração de gás de xisto pode reduzir o medo da Rússia, que utiliza seu acesso aos recursos naturais para alcançar objetivos políticos. É provável que o gás de xisto exerça uma influência significativa sobre o mercado "global" de gás natural e que também cause grandes mudanças no mercado de gás na Europa. 

A exploração industrial em grande escala do gás de xisto nos EUA e na Europa agora pode alterar seriamente o equilíbrio de poder existente entre os países que exportam e os que importam gás de xisto. A situação na Europa também deve se modificar, já que hoje a Rússia é ainda o maior fornecedor regional de gás natural. Portanto, o que ocorrer no mercado de gás de xisto norte-americano pode representar o início de novos tempos no equilíbrio geopolítico do poder relacionados à segurança energética e à estabilidade econômica. 

 Hoje, é muito difícil prever as consequências da revolução de gás dos Estados Unidos para mercados internacionais. No entanto, parece relativamente certo que no mercado mundial os preços do gás de xisto vão cair. Devido ao funcionamento de muitos mercados regionais de gás e não apenas a um mercado global, esta situação será sentida com intensidade variável em diferentes partes do mundo. Monika Sophie Jablonska, advogada, atua como consultora em direito e em comércio exterior em Nova York

Nenhum comentário:

Postar um comentário