segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Maricá terá porto para pré-sal e Comperj



Governo do Rio investe R$ 5,4 bilhões para levar Porto do Pré-Sal a Maricá
Jornal do Brasil |19/01/2012


O Estado do Rio vai ganhar um importante complexo com investimentos avaliados em R$ 5,4 bilhões. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno, o empreendimento Terminais Ponta Negra (TPN), que será instalado na Praia de Jaconé, em Maricá, pela empresa DTA Engenharia, pode ser chamado de Porto do Pré-Sal, já que é destinado à tancagem do óleo a ser produzido naquela região.


A área também tem vocação para se tornar uma das principais âncoras para escoar tanto o óleo do pré-sal para o Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí, como para abrigar de volta os derivados petroquímicos lá produzidos.


O porto terá capacidade para receber 850 mil barris de petróleo por dia, o equivalente a 40% da atual produção do país, e vai contar com uma nova tecnologia contra vazamento de óleo.


– Criamos uma tecnologia, que vamos patentear, que reduz o impacto de um eventual vazamento de óleo. Será uma cortina que liga os molhes (estruturas de pedra que cercam o porto, reduzindo as ondas no terminal). No caso de derramamento, ela subirá e deixará o óleo restrito à área do porto – disse João Acácio Gomes de Oliveira Neto, presidente da DTA, empresa que planejou mais de 30 portos no Brasil e no exterior. O projeto tem total apoio do Governo do Estado, que vai criar acessos ao novo porto a partir do Arco Metropolitano do Rio e pela Estrada de Ferro Leopoldina. A previsão é que a obra seja concluída até 2015, a fim de coincidir com a inauguração do Comperj.

Terminal terá estaleiro de reparos
Além da infraestrutura portuária e terminais de armazenagem de combustíveis, o terminal vai contar também com um estaleiro de reparos offshore.

– Vamos ter um excelente aproveitamento da área, que oferece condições naturais para as embarcações, com calado de 30 metros muito próximo à costa – afirmou o secretário Julio Bueno.

Segundo Bueno, o porto pode ser o início da redução de uso do Tebig (o terminal mais usado pela Petrobras no estado, em Angra dos Reis).

– Podemos ter a chance de retirar a atividade de petróleo da Ilha Grande – disse o secretário.

7 comentários:

  1. Vai tomar no cú, cambada de filho da puta!!!! Não ao porto de Jaconé!! A porrada vai comer!!!

    ResponderExcluir
  2. QUE SE DANE O MEIO AMBIENTE !!
    EXISTEM ORGÃOS COMPETENTES PARA TAL FISCALIZAÇÃO, EU QUERO É O DESENVOLVIMENTO DO MUNICIPIO, E TAMBÉN FAZER VALER A PENA O ABSURDO QUE PAGO DE IPTU NESSE MUNICIPIO,QUE VEJO HOJE COMO UM ROUBO.
    ME DESCULPE ESSA É AMINHA OPINIÃO..

    ResponderExcluir
  3. VAMOS ORGANIZAR ISTO VOCÊS FALAM MUITO E NÃO FAZ NADA !!!!!

    ResponderExcluir
  4. vamos lutar para que realmente o progresso e desenvolvimento chegue a nossa cidade e os que sao contra procurem o que fazer.

    ResponderExcluir
  5. Sei que não tem fonte de geração de empregos e muitos moradores desempregados na região.
    Nuca ví limparem a praia, nem prefeitura - Meio ambiente - Ongs - estes grupos que estão protestando; a colurbe nem varre e nem mestmo coloca um vasilhame de coleta, fica uma verdadeira imundicia, como a região quase não é fraquentada os banhistas e campistas porcos é que adorão.
    Nunca fiscalizarão pescaria predatória em areas proibida, cercos e arrastão são tão próximo a praia e costão (area de bersário) que estão gerando o sumisso do dos cardumes que já não existi mais para repetir suas dezovas, alem de coloca em riscos surfistas e banhistas que gostão de nadar um pouco mais longe.
    Cade o meio ambiente nestas horas?
    Peioxe já quase não exista mais, poucos são os pescadores que tem paciência de ficar semanas tentando um peixe que compense ser limpo e comido.
    Por outro lado sei que marisqueiros formados em grandes estruturas favorece a vida marinha, eu mesmo gosto de pescar nestas areas e a própria petrobraz em Mansuaba é um destes lugares que ainda vale apena, então só posso apoiar e muito o Porto em Jaconé.
    Lembrando que o risco esta na falha e isto pode acontecer em qualquer outro local do Brasil ou do mundo.
    Os que são contra, parem de comprar ou consumir derivados de PRETRÓLIO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É claro que o meio ambiente é importante, mas também é importante o desenvolvimento da região, do estado e do Brasil. Existem orgãos fiscalizadores para que os danos ao meio ambiente sejam os menores possíveis. Esses danos, comparados aos benefícios que serão enormes, podem ser aceitos. Se não for construido aqui será em outro lugar e ai perderemos essa imensa chance de crescimento para o nosso povo.

      Excluir
  6. A favor do Porto.Vamos fazer uma mobilização a favor tb! Ou so os que estao contra se unem?

    ResponderExcluir