segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Nióbio - O Mundo tem Petróleo mas só o Brasil tem Nióbio

O nióbio

É um elemento químico, de símbolo Nb, número atômico 41 (41 prótons e 41 elétrons) e massa atômica 92,9 u.


É um elemento de transição pertencente ao grupo 5 ou Nb da classificação periódica dos elementos.


 O nome deriva da deusa grega Níobe, filha de Dione e Tântalo — este último, por sua vez deu nome a outro elemento da família 5B, o tântalo.

É usado principalmente em ligas de aço para a produção de tubos condutores de fluidos. Em condições normais, é sólido. Foi descoberto em 1801 pelo inglês Charles Hatchett.


O nióbio tem propriedades físicas e químicas similares ao do elemento químico tântalo e os dois, portanto são difíceis de distinguir. 

Em 1801, o químico inglês Charles Hatchett relatou a descoberta de um material similar ao tântalo e o denominou colúmbio.
Em 1809, o químico inglês William Hyde Wollaston erroneamente concluiu que o tântalo e o colúmbio eram idênticos. O químico alemão Heinrich Rose estabeleceu em 1846 que os minérios de tântalo continham um segundo elemento que foi batizado como nióbio.
Entre 1864 e 1865, ficou esclarecido que "nióbio" e "colúmbio" eram dois nomes do mesmo elemento. Por quase um século estes nomes foram utilizados de forma intercambiável. 
O nióbio foi oficialmente reconhecido como um elemento químico em 1949, mas o termo colúmbio ainda é utilizado na metalurgia estadunidense.
O nióbio não era utilizado comercialmente até o século XX. Existem poucas minas de nióbio com viabilidade econômica. 
O Brasil é o maior produtor mundial de nióbio e ferronióbio (uma liga de nióbio e ferro) e é responsável por 75% da produção mundial do elemento. 
A maior mina no Brasil é em Araxá, Minas Gerais.
O Nióbio ele é muito utilizado nas ligas metálicas, em especial na produção de aços especiais utilizados em tubos de gasodutos.
 Embora estas ligas contenham no máximo 0,1 % de nióbio, esta pequena porcentagem confere uma grande resistência mecânica ao aço.


A estabilidade térmica das superligas que contêm nióbio é importante para a produção de motores de aeroplanos, na propulsão de foguetes, inclusive em vários materiais supercondutores.
As ligas supercondutoras do tipo II, também contendo titânio e estanho, são geralmente usadas nos ímãs supercondutores usados na obtenção das imagens por ressonância magnética.
 Outras aplicações incluem a soldagem, a indústria nuclear, a eletrônica, a óptica, a numismática e a produção de joias, é utilizado pela sua baixa toxicidade e pela possibilidade de coloração para anodização.

O Brasil tem a maior jazida de Nióbio do planeta.
O metal mais valioso do mundo, mas os brasileiros continuam vivendo com grandes dificuldades tanto na saúde, segurança ou na geração emprego.
Depois do petróleo o elemento ou mineral de de maior valor é o Nióbio.
O Brasil detêm 98% de todo minério do mundo, e em segundo esta o Canadá com apenas com 2%. 

Nióbio é de extrema necessidade na atual industrialização e tem um perfil estratégico para as indústrias espaciais, e de equipamentos de ressonância magnética.
Nióbio tem um grande valor na área de saúde no mundo.

O Canadá da a esse metal uma extrema importância, pratica procedimentos corretos em sua exploração, tal como em sua venda. 
O Canadá retorna para sua população, tanto na área da saúde, educação, um aporte de investimento compatível com o retorno na comercialização do nióbio, e o Canadá tem apenas 2% de nióbio, em seu território.

O Canadá consegue aplicar também em educação, segurança, estradas, em fim a população é assistida com de apenas 2% de jazida de nióbio,

Os cidadãos canadenses tem uma boa qualidade de vida sua população não tem impostos como IPI, IOF, e tem no ICMS apenas 5%.

O Canadá com as suas riquezas naturais e mais o Nióbio consegue fazer uma divisão para a população de maneira geral.

O Brasil com 98%, das reservas de Nióbio do mundo, produz as ligas super resistentes para fabricar foguetes, satélites, turbinas para avião, misseis, centrais elétricas, armamentos e outros produtos estratégicos.

As maiores jazidas do planeta, encontram-se no Amazonas na cidade de são Gabriel da Cachoeira, em Roraima na conhecida Raposa Serra do Sol.

Toda essa riqueza da extração do nióbio está sendo controladas por empresa e grupos da Inglaterra e da china, que manda para a Europa e EUA.

Um comentário: