País lança primeiro petroleiro em 13 anos
Monitor Mercantil, 7/05/2010
Foi batizado e lançado ao mar, nesta sexta-feira, no Porto de Suape (PE), o primeiro navio petroleiro fabricado no Brasil após 13 anos.
A embarcação leva o nome de João Cândido, almirante negro que liderou a Revolta da Chibata - movimento iniciado no Rio de Janeiro em 1910 contra a aplicação de castigos físicos a marinheiros.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e cerca de sete mil pessoas, a maior parte operários, participaram da cerimônia. O filho de João Cândido também estava presente ao evento.
A embarcação tem 274 metros de comprimento e capacidade para transportar um milhão de barris de petróleo. Encomendado pela Transpetro, braço logístico do grupo Petrobras, o navio foi construído pelo Estaleiro Atlântico Sul, ao custo de R$ 300 milhões.
O presidente Lula disse que, durante muito tempo, o Brasil foi conhecido internacionalmente apenas pelo futebol, pelo carnaval e pela violência e que projetos como o Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef), têm mudado essa realidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário