domingo, 17 de maio de 2009

Propeno a partir da glicerina de biodiesel

por Almir Cezar Filho

O propeno é o principal derivado petroquímico com aplicações como matéria-prima básica na química fina e na produção de produtos e embalagens plásticas. O problema é que é extraído do petróleo, um recurso não-renovável, caro e com preços instáveis.

O propeno verde resolve três problemas, as dificuldades inerentes da obtenção de propeno petroquímico, encontrar uma fonte renovável ao fornecimento de matéria-prima plástica e oferece um aproveitamento à glicerina residual da produção de biodiesel.


O propeno verde

O propeno gerado a partir da glicerina residual da produção de biodiesel, chamado de Propeno Verde (por ser de fonte renovável), servirá de matéria-prima para a produção de "Polipropileno Verde", que tem as mesmas características do polipropileno atualmente produzido a partir do propeno feito da nafta. O polipropileno é a principal matéria-prima plástica.

A glicerina

A glicerina em quantidade comercial era obtida em geral por processo petroquímico, antes da disseminação do processo de esterificação, processo para obter biodiesel a partir de óleos vegetais, agora é um resíduo desse processo. Contudo, os empregos comerciais atuais da glicerina, especialmente na indústria de comésticos, farmaceúticos e alimentos está saturando-se, necessitando do aparecimento de um novo emprego, que aparece com o novo "propeno verde".

O processo

O processo industrial para obtenção do propeno verde segue a mesma lógica, mas inversa, do que durante décadas foi utilizado para obter glicerina através da nafta de petróleo, que também derivava o propeno.

O que antes entrava a nafta e saía glicerina, agora é o inverso, entra glicerina e saí uma série de compostos, entre eles, encontra-se o propeno.

O vídeo

O vídeo foi produzido pela Quattor petroquímica e incluí uma explicação técnica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário