quinta-feira, 16 de julho de 2009

Remanufatura: alternativa para o desenvolvimento industrial

www.monitormercantil.com.br - 18 de maio de 2007 - Eduardo G. Serra, Rafael Barsbastefano e Raymundo de Oliveira

O processo de aquecimento global, hoje em evidência, somado à percepção, pelo conjunto da sociedade, do processo de rápido esgotamento dos recursos naturais em curso, resgatou a discussão sobre o estado atual e os rumos da industrialização mundial como um todo, na busca por um padrão de desenvolvimento sustentável para o bem-estar desta e das futuras gerações.

Uma alternativa concreta, neste sentido, seria a adoção generalizada de uma estratégia de remanufatura, cuja implantação, por todo o tecido industrial, envolve fatores ambientais, políticos, econômicos, restrições legais e aspectos culturais, assim como as estratégias produtivas das grandes organizações industriais.

Há diferentes formas de administrar-se o fim da vida útil de um produto: o descarte compreende a incineração dos resíduos de um processo industrial ou sua deposição em aterros sanitários; o co-processamento diz respeito à utilização de resíduos em um outro processo produtivo, sendo a reciclagem a redução dos produtos aos seus materiais formadores, para nova utilização, e a reutilização o retorno do produto ao uso. [ clique aqui para ler todo o artigo ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário