domingo, 21 de fevereiro de 2010

Água - water

Lendo uma reportagem sobre a fama da água Nova York, pouca gente sabe que é uma das coisas mais preciosas que a cidade tem, é a sua excelente qualidade da água. Graças a uma bem bolada parceria com fazendeiros e proprietários de terra, Nova York tem um das melhores água do mundo e por curiosidade eles não tem estação de tratamento, apenas unidades de filtragem.


As pessoas bebem água pura da montanha direto da torneira, em qualquer casa em Nova York, lá é só encher a jarra na torneira e levar direto pra mesa.
No Brasil esta atitude novaiorquina surpreende a todos porque não é comum em uma casa brasileira, encher um copo e beber a água diretamente da torneira. Em São Paulo onde água tem um gosto forte por causa do pesado tratamento químico esta atitude de beber água diretamente da torneira nunca acontece.


Mas de onde brota essa água lendária de Nova York? Nas montanhas de Catskill, montanhas não muito conhecidas dos Estados Unidos como as dos Apalaches ou as Montanhas Rochosas. Mas lá fica uma cidade pequena, fundada há mais de 200 anos, e que ficou famosa no mundo inteiro porque em 1969 aconteceu o festival de Woodstock, o ápice do movimento hippie.


Nesta região as nascentes estão protegidas há mais de um século. Ficam dentro de um parque que o Estado de Nova York criou em 1904. Dentro desse parque, ao contrário do que acontece no Brasil, tem várias vilas e cidadezinhas onde têm mais de 50 mil moradores, esta áreas de conservação convivem com a zona rural.


Nesta região das nascente os fazendeiros contam mesmo com a renda que vem de duas fontes: a primeira é pela reserva de mata, todo ano recebe da Prefeitura de Nova York, cerca 10 mil reais, e a segunda pela extração do xarope de açúcar de uma árvore chamada maple, quando a quebra da dormência, na primavera, assim como da folha da seringueira se faz látex, desta árvore se faz o xarope mais consumido nos Estados Unidos. É uma árvore que dá açúcar.


Que esta experiência possa servir de referência para que possamos ter no Brasil as águas de melhor qualidade mantendo através da proteção, manejo inteligente e natural das suas matas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário