quarta-feira, 14 de abril de 2010

Solda - Soldagem no processo industrial



Diariamente, quilômetros de tubulações, estruturas, tanques e torres de aço são construídos no mundo para os mais variados usos no processo industrial.

As tubulações de aço são soldadas em uma linha sem fim, formando verdadeiras redes onde transportam fluidos que se tornam essenciais para a produção industrial.

A estruturas metálicas são erguidas formando enormes construções nos grandes complexos e polos industriais.

Equipamentos e torres de aço são construidos em partes atraves de uma montagem aonde vão se tornando peças excenciais da indústria em sua produção.
Atendendo às especificações técnicas e aos requisitos de segurança necessários a manutenção dos profissionais envolvidos juntamente com o correto fluir do processo industrial.
São desenvolvidos nos últimos anos materiais e processos de soldagem especiais que evoluem com o segmento industrial.

O principal processo de soldagem utilizado na instalação de tubulaçõese equipamentos do processo industrial é a soldagem manual com eletrodo revestido e através da sua facilidade e versatilidade é o mais usado.








Reduzindo custos e aumentando a produtividade as empresas de construção e montagem adotou o processos de soldagem semi-automáticos ou totalmente automáticos com arames tubulares com alma metálica ou não metálica e arames sólidos.
Os arames tubulares podem ser com proteção gasosa ou auto protegidos.
Os métodos, para a soldagem manual, com referência especial às práticas operacionais e à avaliação da qualidade, devido ao seu considerável uso ainda hoje, porém sem desprezar os métodos mais modernos e produtivos que serão cada vez mais utilizados no futuro.
A instalação de dutos, tubulações e equipamentos industriais tem em sua fabricação e montagem, varios tipos aço empregados em suas tubulações.
No processo industrial que estão envolvidos este elemento metálicos tem requisitos que atendam as variaveis do processo, tal como os seus equipamentos.
As normas utilizadas em especial as dos processos de soldagem, dão ênfase à soldagem de Tubulações - dutos para transporte de óleo e Gás, considerando-se também a soldagem de tubulações de elevada resistência (API 5L X-80).
Fabricação de tubulações e dutos terrestres no seu processo de instalação estão envolvidos nas seguintes condições.
Faixa de domínio
Corresponde a locação da tubulação ou ao local de abertura da vala para implantaçãodos tubos soldados.
A abertura e a locação desta faixa para tubulação e seus equipamentos interligados, devem se levar em consideração o menor impacto possível ao meio ambiente, acesso operacional, segurança da unidade, tal como dos seus operadores.
As diretrizes que a equipe da montagem e execução para soldagem em tubulações em vala ou canaletas, devem levar em consideração a sua localização em relação a execução das atividades ou seja, localizar-se em uma de suas laterais da vala, de forma a possibilitar espaços para futuras instalações.
Os cursos d’água devem ser mantidos e canalizados, caso necessário.
A diretriz definida pelo projeto deve ser marcada ao longo da faixa de domínio, que deve ser devidamente identificada.
Soldagem
A soldagem das juntas segue um procedimento de soldagem previamente aprovado e é realizada por soldadores qualificados.
Inspeção das soldas
Após a soldagem, as juntas são inspecionadas quanto à presença de descontinuidades, tendo com critério de aprovação requisitos de normas definidos em projeto.

4 comentários:

  1. andré farias dos santos12 de fevereiro de 2011 às 11:34

    meu sonho é fazer esse tipo de trabalho..

    ResponderExcluir
  2. Esse tambem e meu sonho, creser profissionalmente no mercado de trabalho, com esse tipo de procedimento.

    ResponderExcluir
  3. fiz ocurso de soldador industrial nos proceso eletrodo revestido e mig mag estou agardado um chanse

    ResponderExcluir
  4. gostaria muito de trabalhar nesta area

    ResponderExcluir