domingo, 11 de abril de 2010

Talude - Solução básica contra queda de barreira













Talude natural é aquele que foi formado há muitos milhões de anos. Encontramos os taludes naturais principalmente nas encostas de montanhas. Os taludes naturais, quando se rompem, parecem que escorregam ao longo de uma linha curva. A parte de dentro afunda mais depressa que a beirada. As casas tendem a tombar para dentro. Lá em baixo, parece que o chão levanta. As casas tombam para dentro ou são levadas pela lama como se fossem barquinhos.

Talude artificial é aquele que foi construído pelo homem. Encontramos os taludes artificiais principalmente nos aterros, nos bota-foras e lixões. Os taludes artificiais, quando se rompem, parecem que escorregam ao longo de uma linha reta. A beirada afunda mais depressa que a parte de dentro. As casas tendem a tombar para fora. Lá em baixo, a encosta cai sobre as casas que ficam soterradas. A saturação do terreno ocorre porque mais água entrou do que saiu. Uma das melhores providências preventivas é evitar que a água entre no terreno. Então, o que podemos fazer para evitar que a água penetre no terreno.

Os taludes de corte e aterro resultantes da construção de estradas, rodovias, aeroportos, indústrias e outros empreendimentos necessitam, além da drenagem, ser protegidos de maneira eficiente para evitar a formação de focos erosivos e deslizamentos. As técnicas e produtos a serem utilizados dependem de vários fatores, como: inclinação do talude, suscetibilidade à erosão, tipo de proteção desejada (definitiva ou temporária), altura do talude, tipo de drenagem adotada, etc. O uso da técnica inadequada irá comprometer a segurança do talude, por isso é necessário obter todas as informações para escolher a técnica e produto corretos.

As biomantas antierosivasprotegem o talude antes do estabelecimento da vegetação, e a escolha dabiomanta adequada é importante para se obter êxito no trabalho e atender as exigências do cliente.




É importante salientar que a vegetação exerce papel fundamental na estabilidade do talude. Com a utilização de diferentes espécies, a proteção atinge maior profundidade no solo, garantindo maior estabilidade.


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Execelente conteúdo transmitido em linguagem de fácil compreensão sem fugir da norma culta da lingua e da linguagem técnica. Parabéns ao autor.
    Francisco André de Lima.

    ResponderExcluir