domingo, 7 de junho de 2009

Arco Rodoviário Metropolitano do RJ

O Arco Metropolitano do Rio de Janeiro (também conhecido apenas como Arco Metropolitano) é uma rodovia projetada que servirá como ligação entre as 5 principais rodovias que cortam o município do Rio de Janeiro.

O projeto será dividido em etapas. O primeiro trecho, com 73 km, ligará as rodovias Washington Luís e a Rio-Santos. Está orçando em R$ 800 milhões e será inicialmente executado em cooperação entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro e o DNIT.

Quando o projeto estiver concluído, o arco total deverá ter 145 km. Diferente do Rodoanel paulista, o Arco Metropolitano não possuirá trecho sul, uma vez que cortará municípios litorâneos.

Rodovias interligadas
Rodovia Rio-Vitória (BR-101 norte)
Rodovia Rio-Teresópolis (BR-116 norte)
Rodovia Washington Luís (BR-040)
Via Dutra (BR-116 sul)
Rodovia BR-465
Rodovia Rio-Santos (BR-101 sul)

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2/1/2009 10:31
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Arco Metropolitano auxiliará no desenvolvimento do estado
Tags: arcorodoviario, obras, pac
Principal projeto de infra-estrutura viária em andamento, a construção do Arco Metropolitano é apontada como essencial para o desenvolvimento do Rio de Janeiro. A estrada, que ligará o município de Itaboraí ao Porto de Itaguaí, irá integrar as rodovias federais que cortam o estado – BR-101 Sul (Rio-Santos), BR-116 (Rodovia Presidente Dutra), BR-040 (Rio-Belo Horizonte), BR-116 (Rio - Bahia) e BR-101 Norte (Rio-Vitória) – possibilitando uma maior agilidade no transporte de cargas.


As obras de terraplanagem da rodovia já começaram e estão sendo concluídos os projetos dos primeiros viadutos e pontes que irão permitir o fluxo de tráfego sobre os rios e a linha férrea, na região. A parte a ser construída pelo governo estadual tem cerca de 70 quilômetros e cortará cinco municípios. A área de influência da estrada, entretanto, abrange 21 municípios, transformando toda a região metropolitana em uma grande área de logística.

O espaço para a duplicação já está garantido, já que as pistas serão construídas de fora para dentro, mas a Secretaria de Obras espera que ao longo do Arco sejam construídas fábricas e galpões de depósito de carga. Projetos como os do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí, e da Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), em Santa Cruz, serão grandes captadores de empreendimentos para o Arco. Da mesma forma, o Porto de Itaguaí será revitalizado com essa estrada, servindo para escoar produtos dos estados do Rio, São Paulo e Minas, abrindo perspectiva também para a produção dos estados do Centro-Oeste

Veja o vídeo institucional



Abaixo uma apresentação de slides sobre a implantação do arco viário e os investimentos planejados.

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