terça-feira, 2 de junho de 2009

A MAIOR PONTE DO MUNDO (passo-a-passo)

França possui a maior ponte do Mundo, que na verdade, não é uma ponte, mas um viaduto. Viaduto tem perto de 2,5 km de comprimento e é mais alto do que a Torre Eiffel.

A ponte mais alta do mundo, localizada no Sul de França, foi inaugurada em 2004 pelo Presidente da República Jacques Chirac. O viaduto, construído em tempo recorde, tem um comprimento de perto de 2,5 quilómetros e atinge uma altura de 343 metros, mais do que a Torre Eiffel, em Paris.

Concebida pelo arquitecto britânico Norman Foster, a ponte faz a ligação por auto-estrada entre o maciço central francês e a fronteira espanhola, permitindo descongestionar o trânsito no Sudoeste de França, sobretudo durante o Verão.

O mais alto dos sete pilares que compõem a ponte mede 343 metros. O comprimento total do viaduto é de 2460 metros, permitindo aos utentes desfrutar da paisagem rural e de vilas medievais, como a de Millau.

O viaduto está equipado com 18 vídeos de detecção automática de incidentes cuja informação é canalizada para um posto de controlo situado em Sain-German. Todo o veículo em situação anormal (parado no tabuleiro ou na faixa de paragem de urgência) será imediatamente assinalado. O conhecimento sobre o estado do trânsito será completado com uma recolha de dados de tráfego capaz de contar o número de veículos no pavimento, bem como o seu peso e velocidade.

A obra, que custou 394 milhões de euros, foi totalmente financiada pelo grupo de construção Eiffage, que terá a concessão durante 75 anos. A principal originalidade da construção é que a empresa se compromete a restituir o viaduto ao Estado, daqui a 120 anos, na mesma situação em que se encontra na entrada em funcionamento. Construída em três anos e sem nenhum acidente grave registado.

Alguns números:

Altura do tabuleiro - 270 m

Tráfico esperado - 28 mil veículos por dia no Verão, 10 mil no Inverno

Altura do pilar mais alto - 343 m

Peso total da obra - 290.000 toneladas

Comprimento - 2460 m

Custo total - 394 milhões de euros

Preço da portagem (só em parte do troço) - 4,90 euros (6,50 no Verão) e 20 euros para veículos pesados.

Veja um vídeo com demonstração passo-a-passo da construção:



Não se deve confundir com a mais longa ponte do mundo

A China inaugurou em 2008 a maior ponte do mundo sobre o mar. Ela tem 36 km de comprimento e liga duas importantes províncias. A travessia dura cerca de duas horas e meia.

2 comentários:

  1. filho da puta que removeu o 1º video VSF

    ResponderExcluir
  2. O Filho da Puta é o José Serra, mais conhecido como Zé do Pedágio!

    ResponderExcluir