sábado, 21 de novembro de 2009

Irrigação por gotejamento - drip irrigation


Um método de irrigação que economiza água e fertilizantes, permitindo que a água escorra lentamente para as raízes das plantas, quer para, a superfície do solo, ou diretamente na zona radicular, através de uma rede, de válvulas, canos, tubos e emissores.
Irrigação por gotejamento tem sido utilizada desde tempos antigos, quando foram enterrados potes de barro cheios de água, que gradualmente se infiltravam na grama. A moderno método de irrigação por gotejamento começou seu desenvolvimento no Afeganistão em 1866, quando os pesquisadores começaram a experimentar irrigação utilizando cachimbo de barro para criar combinação de irrigação e sistemas de drenagem.
Em 1913, nos EUA a EB House at Colorado State University sucesso na aplicação de água à zona radicular das plantas, sem levantar o lençol freático.
Tubo perfurado foi introduzido na Alemanha em 1920, e em 1934, o OE Nobey realizou experiências com irrigação através de mangueira de lona porosa na Michigan State University Irrigação por gotejamento em Nova vinha do México, 2002
Com o advento dos plásticos modernos, durante e após a II Guerra Mundial, grandes melhorias na irrigação por gotejamento tornaram-se possíveis.
O micro tubing plástico e vários tipos de emissores começaram a ser usado no estufa da Europa dos estados Unidos.
A moderna tecnologia de irrigação por gotejamento foi inventado em Israel por Simcha Blass e seu filho Yeshayahu.
Em vez de liberar a água através de pequenos orifícios, facilmente bloqueado por partículas minúsculas, a água foi liberada através de passagens maiores e mais usando a velocidade lenta de água no interior um emissor de plástico. O primeiro sistema experimental deste tipo foi criado em 1959, quando Blass parceria com Kibbitz Hatzerim para criar uma empresa de irrigação chamada Netafim.
Juntos, eles desenvolveram e patentearam a primeira prática superfície emissor de irrigação por gotejamento. Este método foi muito bem sucedida e, posteriormente, se espalhou para a Austrália, América do Norte e América do Sul pelo final dos anos 1960.
Nos Estados Unidos, no início dos anos 1960, a primeira fita de gotejamento, chamado de Mangueira de Orvalho, foi desenvolvida por Iichard Chapin de Chapin Watermatics (sistema estabelecido pela primeira vez durante 1964).
A partir de 1989, Irrigação Jain ajudou a criar a água eficaz de gestão através da irrigação por gotejamento na Índia. Irrigação também introduziu algumas abordagens de irrigação por gotejamento de comercialização para a agricultura indiana como Stop-Sistema Integrado de Abordagem One-Shop para os agricultores, infra-estrutura de irrigação por gotejamento para a Indústria Rural.
Os últimos desenvolvimentos no campo envolver até mesmo a redução das taxas de gotejamento a ser entregue e menor tendência a entupir.
A moderna irrigação por gotejamento vem indiscutivelmente tornando-se a inovação mais valorizadas do mundo na agricultura desde a invenção do aspersor de impacto em 1930, que ofereceu a primeira alternativa prática de irrigação de superficie.
Irrigação por gotejamento pode também usar dispositivos chamados micro-pulverizadores, que borrife água em uma área pequena, em vez de emissor de gotejamento. Estes são geralmente usados em árvores e plantações de vinha com zonas de maior raiz.
Irrigação por gotejamento subsuperficial (SDI) usa permanente ou temporariamente enterrado ou fita de gotejamento localizado em abaixo da planta. Ela está se tornando popular para a irrigação das culturas de linha, especialmente em áreas onde abastecimento de água, são limitados ou água reciclada é utilizada para irrigação.
O estudo cuidadoso de todos os fatores relevantes, tais como topografia do terreno, solo, água, culturas e condições agro-climáticas são necessárias para determinar o sistema de irrigação por gotejamento mais adequado e componente para ser usado em uma instalação específica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário