quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Diesel a base de cana-de-açúcar

A primeira planta piloto de produção de diesel a base de cana-de-açúcar foi inaugurada em Campinas, interior de São Paulo.

A Amyris do Brasil Pesquisa e Desenvolvimento de Bicombustíveis, informaram da instalação e da etapa final do desenvolvimento que antecede a produção comercial em grande escala dos produtos da empresa no Brasil.
Esta unidade vai permitir o desenvolvimento dos processos de produção dos combustíveis e outros produtos feitos utilizando leveduras modificadas capazes de converter a sacarose da cana-de-açúcar em combustíveis e produtos químicos de alto valor.

Esta instalação brasileira inclui operações em escala de demonstração e complementa as plantas piloto inaugurada em Emeryville, Califórnia, em 2008, e em Campinas no início deste ano. A capacidade instalada é de 40 mil litros de produtos em condições equivalentes às que serão utilizadas nas instalações comerciais.
A produção comercial deve ter início em 2011 e o objetivo é trabalhar com a indústria de cana-de-açúcar brasileira convertendo usinas de etanol. Esta instalação representa um passo importante para a comercialização dos combustíveis e de outros materiais químicos.
O terreno está sendo preparado para a indústria ingressar em uma nova era na quais tecnologias pioneiras como em reduzir o volume de dióxido de carbono no mundo.

O diesel da cana de açúcar é um produto de características renováveis com propriedades de desempenho que igualam ou superam as dos combustíveis derivados de petróleo e dos bicombustíveis disponíveis atualmente.

Um atributo-chave do combustível é ser um hidrocarboneto (o mesmo componente encontrado nos combustíveis à base de petróleos existentes) o que permite que ele seja utilizado em qualquer tipo de motor diesel a qualquer temperatura ambiente sem necessidade de alterar os motores.

Pesquisa indicada por Bruno Vinícius - GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário