quarta-feira, 18 de novembro de 2009

A Energia do Lixo - Garbage - Basura


Atraves do processo de fermentação em duas etapas para transformar lixo orgânico doméstico em gases que poderão ser utilizados de diversas formas, seja para a geração direta de calor, produção de energia elétrica ou, no futuro, até mesmo para abastecer veículos movidos a células de combustível a hidrogênio.
São dois estágios de processamento do gás do lixo: Solubilização e fermentação do hidrogênio e fermentação do metano - conseguiram reduzir o tempo total de processamento de 25 para apenas 15 dias, com uma recuperação de energia de até 55%.
A solubilização e fermentação do hidrogênio utiliza uma complexa microflora isolada pelos pesquisadores como um estágio preliminar à fermentação do metano, derivando hidrogênio e metano de lixo orgânico sólido que contenha um alto teor de água.

A fermentação anaeróbica de lixo por microorganismos, com geração de metano como produto metabólico, e a incineração controlada do lixo.

A fermentação – decomposição da matéria orgânica – é geralmente feita em biodigestores, ou em aterros sanitários munidos de sistema de dutos de coleta do biogás, um conjunto de gases gerados por essa decomposição.

O biogás possui entre 50% e 70% de metano, que tem poder calorífico, isto é, pode ser queimado para gerar energia. No caso da incineração, a energia é gerada através da queima completa dos resíduos.

A quantidade de lixo gerado no Brasil é proporcional ao seu tamanho continental.

Todos os dias são produzidos cerca de 170.000 toneladas de resíduos sólidos urbanos no Brasil, incluindo o doméstico. Mais de 70% não é reciclado e nem encaminhado para um destino sem poluir. Mas essa mercadoria jogada fora, que ninguém quer, pode trazer muitos benefícios. Inclusive energia elétrica para abastecer shoppings, indústrias e cidades.

Maneiras de gerar energia pelo lixo:


1 - Por meio da queima direta do lixo como combustível, Mas esse é um processo poluidor, altamente dispendioso e, por isso, combatido por organismos ambientais e leis brasileiras.


2 - O metano que é gerado pelo lixo são queimados e geram energia e o seu resíduo gera
gás carbônico.


Reduzir a emissão de metano e gerar energia são os grandes passos dados hoje muitas empresas pesquisadoras dessa energia.


Essa operação hoje é controlada e monitoras por sistemas informatizados, controladas pela instrumentação e automatização onde através de medições e monitoramento das quantidades da queima que correspondem a toneladas de gás carbônico que são lançados na atmosfera. Esses índices controlados são convertidos em créditos de carbono e certificados para compensar o excesso ou o não do cumprimento das metas de redução de emissão dos gases de efeito estufa que são vendidos às empresas pelo tratado de Kyoto.
Mas o ideal seria reciclar todo o lixo inclusive o orgânico e não somente uma parte dele, hoje no Brasil, mas de 70% do lixo não recebe nenhum tratamento ou reaproveitamento.

A reciclagem pouparia o dobro da energia hoje consumida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário