terça-feira, 3 de novembro de 2009

Feira Naval e Offshore de Niterói terá como centro o Pré-sal


A Prefeitura de Niterói e o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) promovem de 9 a 12 de novembro (segunda à quinta-feira), a terceira edição da feira e conferência de tecnologia naval e offshore: a Niterói Fenashorec2009, no Caminho Niemeyer, no Centro.

o tema da terceira edição do evento será "Sustentabilidade na indústria naval e offshore", que contará com o apoio do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval) e da Universidade Federal Fluminense (UFF).

A indústria naval

No país, os 28 estaleiros brasileiros de grande e médio porte, associados ao Sinaval, geram mais de 45 mil empregos diretos, sendo mais de 10 mil só em Niterói, cidade que abriga cerca de 15 estaleiros e somente no bairro da Ilha da Conceição 132 empresas offshore.Durante o período de quatro dias, a cidade – que concentra os principais estaleiros do país e 80% do parque instalado da indústria naval brasileira – receberá empresas e profissionais que irão expor e debater o melhor da tecnologia e das oportunidades comerciais do setor, aquecido com as descobertas na camada pré-sal.


A Fenashore é um evento de grande importância devido à capacidade de investimentos da indústria e seu crescimento exponencial, mesmo em momentos de crise financeira, quando, somente na região, foram gerados mais de 12 mil empregos diretos.

A Niterói Fenashore vai debater temas como os impactos da crise e os desafios do setor; o papel da engenharia na indústria; e as novas demandas para o segmento com a descoberta do pré-sal.

A Feira

O evento será aberto ao público, previsto em 20 mil pessoas, e terá entrada franca para visitação. Grandes empresas dos setores naval e offshore já confirmaram participação. Todos os estandes já foram vendidos.
Os organizadores mostram-se otimistas com o evento, que já se consolidou no calendário do setor e, este ano, será um importante fórum de debates para temas como a sustentabilidade da indústria naval e os novos desafios advindos das descobertas do pré-sal.

A Feira terá cerca de 100 empresas expositoras em uma área de 2,3m² (distribuídas em 70 estandes), além da conferência, cuja programação está sendo elaborada pelo comitê técnico do evento.

Rodada de Negócios

Em parceria com a Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip) e o Sebrae/RJ, a Fenashore terá novamente uma Rodada de Negócios, aproximando fornecedores e empresas do setor (estima-se a participação de 15 âncoras e cerca de 100 fornecedores). Na última edição, em 2007, os resultados surpreenderam. Cerca de 230 empresas que participaram acordaram quase R$ 90 milhões em novos contratos. As expectativas são dois dias de intensas negociações.

Arena de Responsabilidade Sócio-Ambiental

Além da Exposição, Conferência e da Rodada de Negócios, a Fenashore contará ainda com a Arena de Responsabilidade Sócio-Ambiental. Essa última atração, terá a participação de cerca de 500 pessoas entre crianças, jovens e idosos integrados a instituições que promovem projetos sócio-culturais e de preservação ambientais. No espaço serão promovidas palestras e conferências sobre meio ambiente e responsabilidade social, em um auditório com capacidade para 300 lugares.

Oportunidades internacionais e a micro-empresas

A Arena também será utilizada como forma de divulgar produtos e serviços das micro e pequenas empresas fornecedoras atuais ou potenciais da cadeia produtiva naval e offshore.

A Feira também apresentará oportunidades locais para empreendimentos internacionais. Principalmente para aqueles que desejam manter-se perto do programa de exploração realizado pela Petrobras e outras petroleiras internacionais, programa este reconhecido como o maior investimento em exploração e produção de petróleo offshore em andamento no mundo.

Interação com univesidades e novas tecnologias

Entre outras atrações, haverá uma participação maior das universidades envolvidas com o setor da indústria naval e offshore. Será apresentado, por exemplo, o protótipo de um trem revolucionário cuja evolução se baseia na supercondutilidade.

Visitantes

A inscrição é gratuita e válida apenas para acesso à exposição. Ela deve ser feita pelo site do evento. O acesso é livre para profissionais da área, cuja apresentação de cartão de visita ou crachá funcional com foto poderá ser requerida. Estudantes apenas universitários.

O horário de funcionamento da exposição - que será no Caminho Niemeyer, como todo o evento - será das 12h às 20h todos os dias (2ª a 5ª feira).

Fontes: Portal Revista Fator Brasil, Jornal A Tribuna, Jornal O Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário