sexta-feira, 12 de março de 2010

Os dez Maiores inventos e obras dos Brasileiros nos ultimou 100 anos


1-Maquina de Datilografar

O "padre da máquina" - O padre paraibano Francisco João de Azevedo morreu há 100 anos sem realizar seu maior sonho: Conseguir a patente de uma máquina de escrever de madeira feita à mão, com auxilio de lixa e canivete. Doze anos depois, em 1873, três americanos receberam autorização para produzir em escala industrial uma máquina quase igual à do brasileiro João de Azevedo. O modelo americano era uma cópia do brasileiro que continou a ser apenas uma peça de artesanato.

Escritores, jornalistas e historiadores garantem que o modelo da máquina de escrever brasileira foi transferida para os Estados Unidos ou Inglaterra por um estrangeiro, com autorização do padre Azevedo.

Hoje, o Brasil que não se interessou pelo invento do padre brasileiro - é o maior produtor mundial de máquinas de escrever, com seis fábricas, das quais cinco são multinacionais, instaladas no País. Seu inventor, porém, continua esquecido pela maioria dos brasileiros.


2-O Primeiro avião – 14 Biz – Santos Dumont

O avião de Santos Dumont 14 Biz foi planejado e voou em 1906 com a "cauda" na dianteira. Era o conceito dele na epoca. Mas assim mesmo voou, la na Franca, porem 3 anos depois que os irmaos Wright, com um tipo de planador, levantassem voo nos Estados Unidos.


3 - Madeira Mamore - Parque Memorial Madeira Mamoré - Porto Velho (RO)



4 - Brasilia



5- Hidrelétrica de Itaipu

Usina hidrelétrica com potência instalada de 12.600 MW. Barragem principal em concreto, tipo gravidade aliviada e contrafortes: altura máxima de 196 m; comprimento da crista de 1.146 m; volume concreto de 5,2x10,6 m³; volume da escavação da rocha de 2,2 x 10,6 m³.



6- Ponte Rio - Niterói


7- Masp - São Paulo


8- Trasn Amazônica


9- Plataforma Off- Shore na bacia de Campos


10 - Ponte Brasil-Peru na Estrada do Pacífico

A Ponte Brasil-Peru na Estrada do Pacífico, importante obra construída entre o município de Assis-Brasil (Brasil) e o município de Iñapari (Peru), está pronta e em uso. Consiste em uma ligação que tem papel fundamental para a integração dos dois países, que juntamente com a “Estrada do Pacífico”, no Acre, e as obras da “Carretera” no território peruano, realiza pela primeira vez na história da América do Sul, o sonho da unificação do continente.

São muitos os inventos dos brasileiros tais com são as inumeras obras importantes neste país, mas entre os inventos e obras fisícas esta são as escolhidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário