terça-feira, 9 de março de 2010

Mobilidade urbana

Neste momento em que o país passa a ser um grande centro das atenções do mundo devemos estar focados em desenvolvermos novos conceitos da eliminação das barreiras arquitetônicas.
Visando construir um novo paradigma sobre a mobilidade urbana e a inclusão social de todas as pessoas, ou seja, pessoas com ou sem restrição de mobilidade, necessidades especiais para se deslocar pela cidade em função da idade estado de saúde, estatura etc, pessoas com deficiência física, mental, sensorial, orgânica e múltipla.

O grande passo hoje é formarmos uma consciência sobre a acessibilidade urbana : medida mais direta dos efeitos de um sistema de transporte - facilidades de se atingir os destinos desejados.

Desta forma nos direcionando para a mobilidade urbana: atributo associado às pessoas e aos bens; corresponde às diferentes respostas dadas por indivíduos e agentes econômicos às suas necessidades de deslocamento, considerando-se às dimensões do espaço urbano e a complexidade de atividades nele desenvolvidas, capacidade das pessoas se deslocarem no meio urbano para realizar suas atividades

Hoje o país deveria estar focado em fomentar condições e políticas e sociais para a mobilidade urbana sustentável: é o resultado de um conjunto de políticas de transporte e circulação que visam proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço urbano, através da priorização dos modos de transporte coletivo e não motorizados, de forma efetiva, socialmente inclusiva e ecologicamente sustentável e desta forma garantir a acessibilidade, equiparar oportunidades.

Garantir o exercício de direitos fundamentais, deflagrando processos irreversíveis de inclusão social, estimulando a organização das aplicações e aperfeiçoamentos das legislações que sensibilizam e conscientizam as comunidades sobre este assunto.

Desenvolver projetos em parceria podendo construir situações as mais adequadas aos ambientes onde são implantados sistemas de transporte acessíveis, desenvolvendo a tecnologia, são as forma de buscar resultado outro meio são os processos de discussão com a sociedade civil. Reúnindo várias experiências, fomentando desta forma programas locais de acessibilidade onde o público alvo são os governos municipais e estaduais que atuam sobre o espaço urbano.

A mobilidade urbano é um conceito que deve conduzir a todos a busca de um acesso universal ao espaço público e conduzir a todos aos resultados de bem estar proposto neste conceito.

O que hoje devemos estar desenvolvendo são novos conceitos e a prática sobre a mobilidade sustentável, construindo através da capacitação das pessoas a eliminação de barreiras arquitetônicas, estimulando sistemas de transportes acessíveis, a difusão do conceitos de desenhos universais, estimulando o desenvolvimento tecnológico e sensibilização da sociedade, fomentando à implementação de programas sociais da mobilidade urbana através de planejamento e avaliações de resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário