sábado, 6 de março de 2010

Os Tempos se Repetem - 8 de abril de 2010





Um forte temporal que caiu sobre a cidade em 12 de janeiro de 1966, por várias horas seguidas, deixou bairros completamente ilhados e centenas de vitimas.

A tragédia contabilizou 78 mortos e mais de 50 desaparecidos.

Os rios transbordaram e dezenas de barreiras desmoronaram. Inúmeras pontes foram derrubadas pela água, deixando comunidades e distritos ilhados e dificultando o socorro às vitimas.

- 1966 - Os bombeiros trabalharam durante toda a noite a procura de sobreviventes, enquanto a cidade permanecia em vigilia na expectativa de novas chuvas.

Várias casas foram destruídas nos bairros do Quitandinha, Cascatinha, Quissamã, Floresta, Atilio Marotti, Marciano Magalhaes e Getúlio Vargas.
Centenas de desabrigados ficaram alojados nas escolas e clubes, e contaram com a ajuda dos soldados do Primeiro Batalhão de Caçadores.

Três dias depois grupamentos da marinha foram enviados para socorro, no entanto, a intensa neblina e a cidade ainda ilhada impossibilitaram a chegada dos marinheiros. Uma forte campanha foi lançada a favor dos flagelados das enchentes.

- 1966 - Viúvas receberam indenizações e terras foram desapropriadas no bairro Cascatinha para a construção de casas destinadas aos desabrigados.


- 2004 - Esta é apenas uma descrição do que aconteceu, esta acontecendo e vai continuar acontecendo neste mundo chamado terra.


- 2010 - Esta acontecendo, novamente agora em menos tempo.


- 2010 - Agora o numero de vitimas são maiores.

E o futuro vamos ficar esperando.

- Devemos estar preparados e continuar-mos a desenvolver soluções para nos mantermos nesta nave de bilhões de anos, que contínua a sua permanente transformação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário